Pneumonia é vilã do bem-estar dos bovinos nos períodos de baixa temperatura

20% do gado brasileiro são afetados por doenças respiratórias

Manter abrigos secos e ter manejo adequado são essenciais para reduzir casos de pneumonia

Com a chegada do inverno, a pneumonia se torna uma das principais ameaças à saúde dos bovinos. “De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 20% dos bovinos no Brasil podem ser afetados por doenças respiratórias durante os meses mais frios do ano, resultando em perdas econômicas para os pecuaristas”, informa o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

“A pneumonia em bovinos é causada pela combinação de fatores, incluindo baixa temperatura, umidade e manejo inadequado, mudanças de ambiente, introdução de novos animais no rebanho, além da presença constante de poeira. A exposição a estes fatores afeta o sistema imunológico dos animais, os tornando mais vulneráveis a infecções respiratórias”, explica Vechiato.

O diagnóstico rápido é fundamental para acelerar o tratamento da pneumonia. Os sinais clínicos mais comuns incluem tosse, perda de peso, secreção nasal, febre e dificuldade respiratória. O especialista da Pearson destaca que “a identificação dos sintomas e o início imediato do tratamento contribuem para a redução das taxas de mortalidade. O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, prescritos por um médico-veterinário após a avaliação do status sanitário da propriedade.

Uma solução eficaz para o tratamento de doenças respiratórias em bovinos é Tilofor 20%, da Pearson Saúde Animal. Tilofor é um antibiótico macrolídeo, que impede a síntese proteica das células bacterianas, oferecendo ação eficaz contra agentes gram-positivos e gram-negativos. Com rápida absorção e distribuição nos tecidos, o medicamento oferece resposta rápida, reduzindo os impactos da pneumonia e outras infecções respiratórias no rebanho, contribuindo para o bom desempenho produtivo dos animais.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, que pertencente ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.

Source: da Assessoria
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias