MPRO entra com Ação Civil Pública para melhorias no Hospital de Cacoal

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) moveu uma Ação Civil Pública, nesta quarta-feira (3/7), apontando a necessidade de ampliação de leitos e a criação de planos emergenciais para evitar a superlotação e o alojamento inadequado de pacientes e acompanhantes nos corredores do hospital. A ação visa melhorias no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (HEURO)

Segundo a ação, o HEURO recebe diariamente pacientes de 32 municípios de Rondônia, além de casos de Mato Grosso e Bolívia. A falta de leitos e a grande demanda resultam em atendimentos inadequados, prejudicando o tratamento necessário aos usuários.

Situação atual

Diz ainda a ação que esse é um problema antigo e que a situação provoca atrasos na avaliação e tratamento dos pacientes, aumentando o tempo de internação e os riscos de complicações e mortalidade. Além disso, agrava a saturação do sistema de saúde, comprometendo sua sustentabilidade e o uso racional dos recursos.

Pedidos do Ministério Público

O Ministério Público solicita que o Estado de Rondônia aumente a quantidade de leitos disponíveis no HEURO e organize o fluxo de atendimento, evitando a internação de pacientes nos corredores. Caso o problema persista, o MPRO pede a transferência imediata de pacientes para outros hospitais da rede pública ou privada com leitos disponíveis.

O promotor de Justiça Marcos Ranulfo destaca que a “atuação do Poder Público deve garantir a dignidade da pessoa humana e a preservação da saúde e vida dos cidadãos, direitos fundamentais que não admitem discricionariedade na sua tutela”.

Source: do MP/RO
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias