Frio intenso atinge o Sul e mínima atinge quase -10°C

Foto: Reprodução/YouTube

Um frio extremo, raro na história recente, foi registrado no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira, marcando o auge desta onda de frio. Houve mínimas negativas generalizadas, com valores excepcionalmente baixos.

O frio intenso se concentrou nessas áreas devido ao tempo aberto, à atmosfera seca e ao vento calmo, o que favoreceu o resfriamento. Enquanto isso, na metade norte do estado, a nebulosidade abundante impediu uma queda maior de temperatura.

As temperaturas extremamente baixas foram causadas por uma massa de ar muito frio entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul, que também gerou frio incomum nos países vizinhos.

Na segunda-feira, uma sondagem meteorológica no Aeroparque de Buenos Aires indicou uma temperatura de -8,1ºC a 1500 metros de altitude (850 hPa) às 9h da manhã, enquanto a mínima em superfície foi de 1ºC.

O valor da temperatura em 850 hPa, uma medida de quão fria é uma massa de ar, era excepcionalmente baixo, comum na Terra do Fogo e raramente na capital argentina. Apenas as mais poderosas massas de ar frio atingem esses valores no Centro argentino.

Com o ar extremamente frio e um centro de alta pressão de 1030 hPa no Sudoeste do Uruguai, a temperatura despencou a níveis atipicamente baixos no Rio Grande do Sul no início desta terça.

A menor temperatura foi registrada em uma estação meteorológica em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, com impressionantes -9,1ºC às 6h50 da manhã.

A sequência de mínimas extremas em Pinheiro Machado durante esta intensa onda de frio é notável: -5,2ºC em 29/6; -7,1ºC em 30/6; -6,2ºC em 1/7; -5,3ºC em 2/7; -0,3ºC em 3/7; 6,9ºC em 4/7; -5,6ºC em 5/7; -7,3ºC em 6/7; -3,8ºC em 7/7; -7,0ºC em 8/7; e -9,1ºC em 9/7.

As mínimas de hoje no RS

Veja as temperaturas mínimas observadas nesta terça no Rio Grande do Sul em estações meteorológicas:

– Pinheiro Machado: -9,1°C

– Bagé: -6,0°C

– Pedras Altas: -5,5°C

– Santana do Livramento: -5,0°C

– Dom Pedrito: -4,2°C

– Quaraí: -4,0°C

– Caçapava do Sul: -3,9°C

– Uruguaiana: -3,9°C

– Herval: -3,0°C

– Alegrete: -2,2°C

– Santa Maria: -2,2°C

– São Gabriel: -2,1°C

– Rosário do Sul: -1,7°C

– São Francisco de Assis: -1,7°C

– Nova Palma: -1,4°C

– Santiago: -1,4°C

– Tupanciretã: -1,3°C

– Canguçu: -1,1°C

– Lavras do Sul: -1,1°C

– Pelotas: -1,1°C

– São Martinho da Serra: -1,1°C

– Silveira Martins: -1,1°C

– São Vicente do Sul: -0,9°C

– Vila Nova do Sul: -0,7°C

– Cacequi: -0,6°C

– Itaqui: -0,6°C

– Júlio de Castilhos: -0,6°C

Em Porto Alegre, a temperatura mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 6,5ºC. Embora não muito baixa, é notável porque a capital esteve com céu nublado durante toda a noite, e raramente a temperatura chega a 6ºC com céu encoberto.

O frio nos próximos dias

O frio continua intenso no Rio Grande do Sul, mas a quarta-feira não deve repetir as temperaturas extremas de hoje. O Oeste, Centro e Sul do estado devem registrar as menores mínimas novamente.

Com uma baixa pressão trazendo aumento de nuvens e chuva, além de uma atmosfera menos resfriada, a previsão é de mínimas mais altas, mas ainda gélidas.

No Oeste gaúcho, podem ocorrer mínimas entre -1ºC e -3ºC na madrugada e manhã de quarta-feira. Porto Alegre, com chuva, deve ter uma madrugada fria e úmida com 8ºC a 10ºC.

Na segunda metade da semana, o frio não dará trégua. Haverá chuva no Nordeste do estado, entre a Serra, Grande Porto Alegre, vales e Litoral Norte. As menores mínimas continuarão no Oeste e Sul.

Na sexta e sábado, um reforço de ar polar, menos intenso que previsto, intensificará o frio, especialmente no Oeste e Sul do estado. As madrugadas, principalmente a de sexta, terão temperaturas muito baixas, possivelmente chegando a -5ºC ou menos na Serra do Sudeste.

Source: JCO
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias