O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (IPAM) prorrogou até o dia 9 de agosto o prazo de recadastramento presencial do Censo Previdenciário 2024, destinado aos funcionários efetivos ativos, aposentados e pensionistas. O recenseamento tem como objetivo principal aprimorar e informatizar a gestão de dados cadastrais, funcionais e financeiros dos servidores públicos e seus dependentes.
De acordo com o IPAM, a partir do dia 15 até o dia 9 de agosto, os atendimentos presenciais acontecerão em dois polos da capital: o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), na avenida Carlos Gomes, nº 1645, bairro São Cristóvão e a Escola Joaquim Vicente Rondon, rua Garopaba, nº 2615, bairro Cohab.
Também haverá atendimento itinerante em algumas secretarias do município para aqueles servidores que não podem se deslocar até os polos presenciais.
O recadastramento on-line continuará até o dia 31.08.2024, através do site: https://nuvem.agendacenso.com.br/ipam.
De acordo com o Ipam, apenas 66% realizaram o recadastramento. O presidente da Comissão do Censo, Orisvaldo Bezerra, ressalta que os servidores que não participarem poderão ter o pagamento de suas remunerações ou proventos suspensos até a regularização da situação.
“Hoje nós somos obrigados a realizar o censo, senão podemos perder o CRP, que é o certificado previdenciário, e o município deixar de receber recursos federais voluntários. A exigência do censo serve para que o Regime Próprio de Previdência Social atualize sua base de dados, porque todo ano nós somos obrigados a fazer o cálculo atuarial, e esse cálculo serve justamente para ver a vida financeira do Instituto, então, quanto mais atualizada essa base, melhor o cálculo atuarial, que é feito para um estudo de setenta anos para frente”, explica.
Para mais informações sobre o Censo Previdenciário 2024, os servidores podem entrar em contato com o suporte pelo telefone 0800 800 3400 ou e-mail censo.ouvidoria@agendaassessoria.com.br.