O apresentador Guilherme Beltrão, da CazéTV, gerou grande controvérsia ao fazer comentários inadequados sobre os atletas de nado sincronizado durante o programa Zona Olímpica, transmitido na última quinta-feira (1º/8). Em suas declarações, Beltrão mencionou de forma machista:
“A Adenizia é campeã olímpica, ela realmente importa para a competição. O ‘camarada’ do nado sincronizado que não tem chance de medalha tem que ir por dois objetivos: se superar e comer gente”.
A declaração foi imediatamente criticada pela medalhista pan-americana Gabriela Regly, e a controvérsia continuou a crescer. Em resposta, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Seleção Brasileira de Nado Sincronizado (Sincrobrasil) emitiram notas de repúdio.
A CBDA apelou para a “responsabilidade dos veículos de comunicação ao abordar tanto a vida profissional quanto pessoal dos atletas aquáticos”. A confederação enfatizou que os Jogos Olímpicos representam o sonho supremo de qualquer atleta, destacando que o foco deve ser sempre a performance competitiva, para a qual os atletas se dedicam por anos.
Na nota oficial, a CBDA repudiou as declarações feitas no programa Zona Olímpica, reforçando que nenhum outro objetivo se sobrepõe ao desempenho esportivo dos atletas. A seleção brasileira de nado sincronizado, por sua vez, declarou que as afirmações de Beltrão foram “infelizes, inaceitáveis e desrespeitosas”, não apenas com os atletas do nado, mas com toda a comunidade esportiva. A seleção enfatizou que “brincadeiras são sempre válidas, mas desrespeito nunca será tolerado”.
Casimiro Miguel, fundador da CazéTV, tentou esclarecer a situação em uma publicação no Instagram na sexta-feira (2/8). Ele afirmou que o tema discutido no programa era o sexo na Vila Olímpica e que o exemplo do atleta de nado artístico foi “hipotético”, sugerindo que a declaração de Beltrão foi tirada de contexto. Casimiro enfatizou que não havia intenção de desrespeitar a modalidade, terminando sua mensagem com uma afirmação em letras maiúsculas: “NÃO ESTAMOS sacaneando a modalidade, apenas dando um exemplo hipotético”.
Esses eventos ressaltam a importância do respeito e da responsabilidade na comunicação, especialmente quando se trata de abordar a vida e o trabalho árduo dos atletas. Comentários desrespeitosos não apenas afetam a imagem dos esportistas, mas também perpetuam estigmas e preconceitos, desviando o foco dos valores positivos que o esporte deve promover.
Fundador é esquerdista declarado
Casimiro Miguel, além de ser conhecido influencer na Internet e, recentemente, integrante da mídia esportiva, declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas Eleições de 2022.
Em diversas ocasiões, Casimiro manifestou publicamente seu apoio a Lula, especialmente durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Em uma live, ele afirmou: ”
Se o Bolsonaro está de um lado, eu estou do outro”, indicando claramente sua posição política contra o então presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: JCO