Hannah Lynch, filha de Mike Lynch, dono do iate de luxo que naufragou na costa da Sicília, na Itália, na última segunda-feira (19/8), é a única entre os desaparecidos ainda não encontrada. O corpo do pai dela foi retirado dos destroços da embarcação nesta quinta-feira (22/8), resultando em cinco mortes confirmadas.
Os mergulhadores ainda estão fazendo buscas na região onde o Bayesian naufragou. Entre os desaparecidos estavam Lynch; Jonathan Bloomer e a esposa, Judy Bloomer; o advogado Chris Morvillo e a esposa, Neda Morvillo. Todos os cinco foram resgatados, de acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, menos Hannah.
A menina tem 18 anos, e é filha de Mike Lynch e Angela Bacares, que estava presente no iate e foi resgatada com ferimentos leves.
Hannah estava se preparando para cursar inglês na Universidade de Oxford, de acordo com o The Times. Ao jornal, os amigos dela a descrevem como uma “leitora voraz e intelectual, e uma feminista convicta, gentil e amável, e também divertida”. Eles compartilharam, ainda, que ela tem o sonho de se tornar uma escritora.
A escola dela, a Latymer Upper School em Hammersmith, oeste de Londres, divulgou uma nota lamentando a situação.
“Estamos todos incrivelmente chocados com a notícia de que Hannah e seu pai estão entre os desaparecidos neste trágico incidente e nossos pensamentos estão com sua família e todos os envolvidos enquanto aguardamos novas atualizações”, diz o comunicado.
Hannah foi uma das únicas, entre 28 estudantes, a receber um prêmio em sua série, em 2020. Além disso, foi a única reconhecida por se destacar na disciplina de inglês quando estava no 1º ano do ensino médio. Antes disso, ela foi vice-campeã em uma competição de filmes de um minuto, devido ao documentário que produziu sobre a vida selvagem — nomeado To Swim Like a Sea Lion — onde ela mergulha com mamíferos e faz uma narração sobre as imagens.
Da mesma mãe e pai, ela tem uma irmã mais velha, que tem 21 anos e está na faculdade.
Como foi o naufrágio
Quando o iate foi atingido, por volta das 5h, a maioria dos tripulantes, provavelmente, estava dormindo nas cabines. Uma das sobreviventes contou que acordou com a água dentro da embarcação e se dirigiu até o convés. Ela conseguiu sair do iate com a filha dela, que tem um ano de idade.
O iate de luxo tinha 22 pessoas, e estava ancorado no porto de Porticello, perto de Palermo, quando naufragou de forma rápida devido a uma forte tempestade.
Veja algumas das vítimas
NSC TOTAL