Depois de provocar um intenso debate nas redes sociais, a campanha de Guilherme Boulos, candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, decidiu remover um vídeo polêmico em que o hino nacional era cantado em linguagem neutra durante um comício.
O evento ocorreu no sábado (24/8) na capital paulista e foi transmitido ao vivo na página de Boulos no YouTube. Na manhã desta terça-feira (27/8), o vídeo ainda estava acessível, mas foi retirado do ar no início da tarde.
Nas imagens, a cantora Yurungai, que liderou a interpretação do hino, modificou o gênero da última estrofe para o neutro, cantando “des files deste solo…” em vez de “dos filhos deste solo és mãe gentil”.. Em suas redes sociais, ela descreve sua obra como uma reinterpretação da música popular brasileira com influências africanas.
A apresentação da cantora, em péssima performance que incluiu a estrofe modificada, foi realizada ao lado de figuras como Lula, Guilherme Boulos e Marta Suplicy, candidata a vice na chapa de Boulos, durante o comício no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, na manhã de sábado.
A Lei nº 5.700/1971 estabelece que “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”, além de proibir “a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional” sob pena de multa.
Veja o vídeo: