“Iriam morrer de qualquer forma”, diz o deputado federal Fernando Máximo, em depoimento à Polícia Federal, respondendo ao delegado que investigou o superfaturamento na compra de kits de teste rápido na época em que ele era secretário de Estado da Saúde. O delegado perguntou sobre os pacientes que morreram de covid-19, durante o atraso da chegada dos kits comprados por Fernando Máximo.
O vídeo mostrando o deputado federal Fernando Máximo defendendo a empresa que vendeu os kits supostamente superfaturados circula em Ji-Paraná, mostrando a frieza do médico. A Secretaria da Saúde, à época, pagou mais caro pelo material, sob a justificativa de que a entrega seria imediata. A investigação da PF era sobre o atraso e sobre o suposto superfaturamento.
A frieza do deputado federal falando das mortes é considerada chocante. Fernando Máximo apoia o candidato a prefeito de Ji-Paraná pelo PL, Affonso Cândido. A parceria entre os dois é antiga. Fernando e Affonso inauguraram 10 leitos em UTI no Hospital Municipal de Ji-Paraná durante a pandemia, e provavelmente já sabiam que metade não funcionaria, pois faltavam no estado equipamentos e medicação.
Após Fernando Máximo e Affonso Cândido ganharem os holofotes da mídia, a estrutura foi fechada 15 dias depois da inauguração, deixando a população de Ji-Paraná desamparada. À época, a notícia repercutiu em todo o estado. Dos dez leitos disponíveis, cinco não funcionaram por falta de respiradores.
Se a UTI tivesse funcionado, muitas vidas não seriam ceifadas pelo covid-19. Mas ganharam espaço na imprensa, tanto Affonso quanto Máximo, esse mesmo que aparece no vídeo dizendo que os pacientes “iriam morrer de qualquer forma”, no caso do atraso na chegada dos kits de teste rápido a Rondônia.
No ápice da pandemia, em Ji-Paraná, a responsabilidade maior ficou com Isaú Fonseca, que encabeçou frentes de trabalho e buscou parcerias com o governo do estado e o governo federal. Isaú conseguiu todos os equipamentos necessários para o funcionamento dos leitos de UTI, como raios-X portátil, aparelho de ultrassonografia, eletrocardiograma, gasômetro, monitor multiparâmetro e ventilador mecânico.
Agora todos os leitos dispõem de camas elétricas de última geração. São os leitos mais modernos e completos de Rondônia. O vice-prefeito na campanha de Isaú Fonseca, o empresário Juarez Jardim, foi o maior doador de cilindros de oxigênio durante a pandemia. Um trabalho voluntário que fez toda a diferença.
Post Views: 77