Vários voos foram cancelados e passageiros enfrentam longas filas e atrasos significativos.
Na manhã desta quinta-feira (29), várias companhias aéreas, incluindo Gol, Azul e Latam, enfrentaram cancelamentos e atrasos em seus voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido a interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
A Gol informou que cancelou voos com origem ou destino em Guarulhos por conta das interferências no GPS. Embora a empresa não tenha especificado o número de voos afetados, destacou que todos os clientes impactados estão sendo reacomodados nos próximos voos disponíveis e recebendo o suporte necessário. A companhia enfatizou que as medidas foram adotadas priorizando a segurança, seu principal valor.
A Azul também cancelou dois voos, o AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e o AD4157 (Cuiabá-Guarulhos), devido ao mesmo problema. A empresa assegurou que os clientes prejudicados estão recebendo a assistência devida, conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos. A companhia lamentou os transtornos causados, reforçando que a segurança operacional é sua maior prioridade.
A Latam, por sua vez, comunicou que, apesar de suas operações já estarem normalizadas, algumas decolagens enfrentaram atrasos nesta manhã devido a questões técnicas do aeroporto, que estavam fora de seu controle.
A concessionária GRU Airport esclareceu que o problema foi causado por intermitências no sistema de navegação GNSS, específico para aeronaves, resultando em atrasos pontuais nas decolagens. Apesar disso, afirmou que os sistemas do aeroporto e de navegação aérea seguem funcionando normalmente, com os planos de contingência já ativados e equipes técnicas trabalhando para solucionar o problema.
Fonte: jco