Comércio de Porto Velho pode funcionar no feriado da Independência, interior não!

O feriado da Independência do Brasil, celebrado anualmente no dia 7 de setembro, é um momento importante de reflexão e comemoração no país. No entanto, para alguns trabalhadores do comércio, o dia pode ser mais um dia de trabalho. Em Porto Velho, trabalhadores do setor comercial podem trabalhar normalmente, durante o feriado, segundo informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO). Mas isso não se aplica a todos os funcionários comerciais no estado.

Em Porto Velho, a possibilidade de mão-de-obra em feriados foi definida por meio de acordo coletivo pactuado com o sindicato da categoria, o Sindecom. As lojas têm a permissão de funcionar durante o feriado da Independência, desde que cumpram as regulamentações e acordos coletivos específicos que garantam direitos aos funcionários, como pagamento de horas extras ou folgas compensatórias. No entanto, essa autorização não se estende aos trabalhadores comerciais do interior de Rondônia, onde as lojas permanecem fechadas, permitindo aos funcionários desfrutarem de um dia de descanso.

Para os funcionários do comércio de Porto Velho, essa possibilidade de trabalho tem tanto aspectos positivos quanto negativos. Por um lado, trabalhar no feriado pode proporcionar ganhos adicionais que ajudam no orçamento familiar. Por outro lado, pode afetar o tempo disponível para passar com a família e descansar. Para o comércio local, a abertura durante um feriado pode resultar em um aumento significativo nas vendas, especialmente devido às promoções e eventos dedicados à data comemorativa.

Já nas demais cidades do interior, as empresas comerciais, de serviços e turismo não poderão utilizar a mão de obra de seus funcionários, também por força de acordo coletivo, desta vez assinado com o Sintracom, alerta a Fecomércio.

Com o feriado, o funcionamento do Porto Velho Shopping será afetado, de acordo com a assessoria de imprensa. A praça de alimentação vai funcionar das 12 às 22 horas. As lojas abrem das 13 às 21 horas.

Com essas diretrizes diferenciadas, torna-se essencial que tanto empregadores quanto empregados estejam informados e em conformidade com as regras estabelecidas.

da Redação/CN

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias