Recentemente, todos os candidatos a prefeito de Porto Velho tiveram seus pedidos de registros deferidos pela justiça eleitoral. O último a receber o aval oficial da justiça eleitoral para a disputa à eleição foi Ricardo Frota, que concorre pelo Novo. Os candidatos a vice também tiveram suas candidaturas homologadas.
Ter o registro de candidatura deferido significa que a justiça eleitoral considerou que os respectivos candidatos atendem a todas as exigências para competir nas eleições. Isso inclui aspectos como filiação partidária, não ter pendências judiciais e estar em dia com as obrigações eleitorais.
Além de analisar os registros de candidatos, os juízes eleitorais avaliam a regularidade formal das convenções partidárias através do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). É um procedimento à parte. Se tudo estiver certo, então os pedidos de registros serão analisados.
Com todos os registros deferidos, o cenário político em Porto Velho se torna definido e aptos a concorrerem. Agora, os eleitores podem focar nas propostas de cada candidato, sabendo que todos passaram pelos crivos necessários para validar suas candidaturas. Esse passo é fundamental para assegurar a transparência e a lisura do processo eleitoral.
Além de Porto Velho, dos grandes colégios eleitorais, já foram deferidos todos os pedidos de registros de candidatos a prefeito de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná. Em Ariquemes, dois dos três candidatos já tiveram pedidos deferidos, faltando apenas para a Justiça analisar o caso de Rafael Bento Pereira (Podemos), que está inelegível.
Veja quem são os candidatos e seus vices a prefeito de Porto Velho:
Célio Lopes de Araújo Júnior (PDT), vice: Vilcilene Gil Caetano Melo (PV)
Benedito Antônio Alves (Solidariadade), vice: Ana Claudia Dinardi de Almeida (PMB)
Euma Mendonça Tourinho (MDB), vice: Tiago Ramos Pessoa (MDB)
Leonardo Barreto de Moraes (Podemos), vice: Magna dos Anjos Queiroz (Podemos)
Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes (União), vice: Valcenir Alves da Silva (PL)
Ricardo Furtado da Frota (Novo), vice: Valdemar Katayama Kjaer (Novo)
Samuel Costa Menezes (Rede), vice: Liliane da Cruz Rodrigues (PSB)