No feriado nacional desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Porto Velho anunciou que apenas as repartições públicas municipais que executam serviços, essenciais na capital de Rondônia serão mantidos em funcionamento sob regime de plantão. Essa decisão visa garantir que a população tenha acesso ao que realmente é necessário, ao mesmo tempo, em que respeita a data comemorativa inserida no decreto nº 19.604.
As secretarias atuarão em turnos de plantonistas e executarão os trabalhos de forma que não haja interrupção dos serviços prestados.
Dentre as pastas inseridas nesse regime estão os serviços essenciais que continuarão operando, destacam-se a coleta de lixo, atendimentos de emergência nas unidades de saúde e serviços de segurança pública. A prefeitura se comprometeu a minimizar os impactos do feriado nas atividades críticas que afetam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos. Assim, mesmo com a festividade, a cidade continuará com os serviços mais relevantes.
Entre as pastas inseridas nesse regime estão:
Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), responsável pela limpeza pública;
Secretaria Municipal de Obras (Semob), que opera os serviços de drenagem, asfalto e outros serviços de infraestrutura;
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), responsável pela realização do serviço de inspeção animal;
Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), responsável pela fiscalização e segurança do trânsito;
Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com os atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Sul, Leste, Jaci-Paraná, bem como a Maternidade Municipal Mãe Esperança e as Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, que continuam com serviço 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Durante o feriado, o transporte coletivo em Porto Velho funcionará com a frota que circula aos domingos. Os usuários do serviço podem consultar e acompanhar os itinerários no site da empresa responsável ou no site da Semtran.
É importante que a população esteja ciente das disposições tomadas pela Prefeitura, uma vez que isso ajuda a evitar contratempos. No feriado, embora muitos serviços estarão suspensos, a administração pública fará o possível para que a comunidade de Porto Velho ainda tenha acesso às necessidades básicas.
da Redação/CN