Assembleia Legislativa de Rondônia altera Constituição e o Regimento Interno para eleger nova Mesa nesta terça-feira

Para se adequar a recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que vedaram reeleições sucessivas para a presidência do Poder e ainda a antecipação de eleições, a Assembleia Legislativa de Rondônia decidiu nesta segunda-feira alterar a Constituição de Rondônia, o Regimento Interno da Casa de Leis e ainda convocou os deputados para, nesta terça-feira, elegerem os membros da Mesa Diretora para o segundo biênio da 11ª Legislatura, que começa em º de fevereiro.

A decisão extinguiu a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio, que seria comandada pelo deputado Alex Redano (Republicanos), mas já é certo que ele será eleito nesta terça-feira. Na prática, os parlamentares rondonienses apenas evitaram insegurança jurídica.

A primeira mudança, ocorrida durante a sessão extraordinária desta segunda-feira, veio com a aprovação da Emenda Constitucional nº 169, que define a reeleição sucessiva de membros da Mesa Diretora apenas uma vez. É entendimento do STF, por exemplo, que o deputado eleito presidente pode disputar apenas uma nova recondução, seja de forma sucessiva ou alternada.

A outra alteração, desta vez no Regimento Interno, define que a eleição dos membros da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura ocorra a partir do mês de outubro, do no ano anterior ao do término do mandato da Mesa Diretora do primeiro biênio. Em 1º de fevereiro de 2023, os deputados elegeram para o segundo biênio, além de Redano, Afonso Cândido (1º Vice-presidente), Rosângela Donadon (2º Vice-Presidente), Alan Queiroz (1º Secretário), Cássio Gois (2º Secretário), Edevaldo Neves (3º Secretário) e Marcelo Cruz (1º Secretário). As mudanças na Constituição e Regimento Interno já foram publicadas no Diário Oficial da Assembleia.

Com rondoniagora

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias