A Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar (PM) com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Batalhão de Polícia Ambiental, e do grupo tático da Polícia Militar (Patamo), deflagram, nesta segunda-feira (25), a operação Kurumi’i em combate a crimes ambientais na região oeste de Rondônia.
A operação foi realizada na Linha 24 C da reserva indígena Igarapé Lage, com o objetivo de combater a exploração ilegal de madeira. A operação foi realizada na Linha 24 C da reserva indígena Igarapé Lage. No interior da reserva, foram localizados diversos pontos de extração ilegal, além de aproximadamente 100 m³ de madeiras em toras. Além disso, foram apreendidos três cartuchos de espingarda calibre 36.
Informações preliminares apontaram para a presença de grupos organizados que estariam atuando de forma clandestina, retirando madeira de espécies nativas valiosas.
Diante dos fatos, as investigações continuam para identificar todos os envolvidos na exploração ilegal e para garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.
Se identificados, eles poderão responder pelo crime de desmatamento ilegal em área pública e porte ilegal de armas e munições.
As autoridades também pretendem intensificar a vigilância na região para prevenir futuras atividades ilegais e proteger as comunidades e o meio ambiente.
da Redação/CN