Polícia Federal e órgãos ambientais fecham garimpo ilegal em Unidade de Conservação Federal

Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal participou da Operação Guarda-chuva VI, coordenada pelo ICMbio e integrada por Ibama e Força Nacional. A ação é para combater o garimpo ilegal de ouro e proteger a Unidade de Conservação Federal APA do Igarapé Gelado, o município de Parauapebas.

A operação, que contou com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Polícia Federal (PF) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi desencadeada após denúncias de atividades ilícitas na região. As investigações preliminares identificaram uma extensa área de exploração mineral que operava sem qualquer tipo de licenciamento ambiental, colocando em risco a fauna e a flora locais, além de comprometer a qualidade da água e do solo.

Durante a operação, foram inutilizados 18 motores estacionários, duas escavadeiras hidráulicas, quatro motocicletas e mais de 10 acampamentos dentro da floresta, em área próxima à Vila Sansão, sudeste do Pará.

O garimpo estava em funcionamento, mas, ao perceberem a aproximação da operação, os trabalhadores fugiram do local.

Os equipamentos eram utilizados em extração ilegal de ouro na região da Floresta Nacional de Carajás. Os responsáveis pelos crimes poderão responder por usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem autorização.

A desmobilização das extrações ilegais de ouro e cobre é de extrema importância para o meio ambiente, pois as atividades ilegais de garimpo têm afetado diretamente a bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, pela contaminação com mercúrio e movimentação de maquinários que degradam a floresta de carajás.

Durante a ação, foram destruídos diversos equipamentos utilizados pelos garimpeiros, incluindo dragas, motores, bombas hidráulicas e ferramentas de perfuração.

com PF

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias