Na manhã desta sexta-feira (29), investigadores da Draco2, deflagraram uma grande operação de combate ao crime organizado e facções criminosas, em cinco municípios do Estado de Rondônia, envolvendo a execução de mandados de prisão contra 30 alvos identificados como membros de facções criminosas. Foram cumpridos mandados de prisões preventivas e 15 de busca e apreensão, para localizar 30 alvos nas cidades de Porto Velho, Vilhena, São Miguel do Guaporé, Jaru e Cacaulândia.
A ação, que mobilizou forças de segurança pública, tem como objetivo desarticular atividades ilícitas que têm gerado preocupações na segurança da população e faz parte da Operação Renorcrim, uma iniciativa nacional de enfrentamento às organizações criminosas.
Desde as primeiras horas do dia, equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Força Nacional se uniram em uma estratégia coordenada para garantir a eficácia da ação, que aconteceu sem a divulgação de detalhes prévias para não comprometer o sucesso da missão.
Trata-se de um esforço coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI).
O trabalho desenvolvido em Rondônia é parte de uma estratégia mais ampla estabelecida pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim).
Durante a operação, os agentes cumpriram ordens judiciais de busca e apreensão além dos mandados de prisão.
A expectativa é que a operação continue com novas etapas nos próximos dias, ampliando o alcance das investigações e garantindo que todos os envolvidos nas práticas criminosas sejam responsabilizados.
Com o cenário de crescente violência e a pressão das facções, a realização de operações como essa reafirma o compromisso das forças de segurança em restaurar a paz e a ordem no estado de Rondônia.
da Redação/CN