Publicidade
ADVERTISEMENT

VÍDEO: Campanha contra dengue, zika e chikungunya ganha reforço em Rondônia

Desde a última quarta-feira (27), o Ministério da Saúde iniciou a segunda fase da campanha nacional de combate à dengue, zika e chikungunya. A nova etapa, com o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”, destaca a importância de identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e atrás dos olhos. A orientação é buscar atendimento imediato nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao perceber os sintomas.

A campanha acontece durante o período chuvoso, considerado crítico para o aumento de casos das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o governo federal reforça a necessidade de diagnóstico precoce, prevenção e assistência médica como estratégias para reduzir casos e óbitos.

Primeira etapa e foco na prevenção

A primeira etapa da campanha, lançada em 18 de outubro, destacou ações de prevenção com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, incentivando a eliminação de criadouros do mosquito, como recipientes com água parada.

Além disso, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação contra a dengue é uma ferramenta estratégica, embora ainda dependa da disponibilidade de doses pelos fabricantes.

Plano Nacional contra Arboviroses

O governo federal também lançou o Plano de Ação 2024/2025, que prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão para combater dengue, zika, chikungunya e oropouche. O objetivo é reduzir casos e mortes durante os períodos de maior incidência, com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento.

Dados de 2024 apontam aumento de casos

Até o dia 27 de novembro, o Brasil registrou 6.578.123 casos prováveis de dengue, um aumento significativo em relação aos 4.079.108 casos de 2023. Para chikungunya, foram contabilizados 263.552 casos prováveis este ano, em comparação com 167.741 casos no ano anterior. Já os casos prováveis de zika apresentaram queda, com 6.415 registros em 2024, frente aos 7.786 casos de 2023.

A população é incentivada a colaborar com as ações de prevenção e a buscar assistência médica ao menor sinal de sintomas. A mobilização conjunta é essencial para combater as arboviroses e proteger a saúde pública.

Veja o vídeo:

 

Portal SGC

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias