Assim, ficarão sem cirurgia os 243 pacientes que esperam pelo procedimento há três anos. Pelo jeito, terão que esperar mais um ano, por culpa de Lindomar Garçom. O homem da badeja é considerado o político mais mentiroso de Rondônia, e ganhou a eleição prometendo mudanças no Candeias.
Os relatos de usuários do sistema de saúde local dão conta de que Garçom teria cedido à pressão feita por um grupo de vereadores do Candeias. Segundo eles, certamente estão querendo indicar o hospital que fará as cirurgias, e não se importam em prejudicar pacientes.
– A insatisfação e o desespero tomaram conta da população, que se sente traída pelas palavras vazias do prefeito.
Diante desse cenário, a comunidade deverá se mobilizar para exigir mudanças. Grupos de pacientes e parentes de familiares que aguardam cirurgia eletiva estão se organizando para protestar, clamando por soluções urgentes. A insatisfação popular se traduz em críticas constantes ao prefeito, que, em vez de ouvir e agir, continua a se apegar a discursos vazios que não refletem a realidade vivida por sua população.
O processo estava inicialmente travado, pois dependia de autorização do governo, porque o dinheiro está na conta da prefeitura há muito tempo, e não tinha sido gasto por prefeitos incompetentes que ocuparam o cargo anteriormente. Acontece que o estado autorizou a contratação das cirurgias. Então, vereadores pilantras entraram em ação.
É essencial que as autoridades competentes intervenham para corrigir essa situação e garantir que os direitos dos cidadãos à saúde sejam respeitados. A saúde deve ser tratada como prioridade, e não como um mero jogo político. Candeias merece um líder que saiba ouvir e atuar, em vez de apenas falar. Somente assim será possível devolver a esperança a quase 250 pacientes que hoje se sentem abandonados pelo poder público.
O vereador Marcos da Hora, por meio de uma nota, manifestou o seu repúdio sobre o assunto. Ele só não citou que as cirurgias não acontecerão devido à pressão dos colegas engravatados.
Abaixo, a nota do vereador:
Porto Velho, RO – Diante do que tem sido divulgado a respeito do cancelamento das cirurgias eletivas em nosso município de Candeias do Jamari, quero enfatizar que fiquei surpreso e indignado com tal decisão que partiu da Prefeitura de Candeias do Jamari, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Na condição de presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, estarei encaminhando ofício para o secretário Municipal de Saúde, pedindo esclarecimento sobre o motivo que levou o cancelamento das cirurgias, tendo em vista que a verba para a realização das cirurgias eletivas está disponível na conta da prefeitura, e que além disso já foi feito o processo licitatório emergencial para que os procedimentos sejam feitos ainda esse ano.
É uma situação lamentável, pois não é justo com a nossa população. Diariamente somos procurados por pessoas que estão há mais de 05 anos na espera de uma cirurgia. A saúde não pode esperar. Precisamos zerar a fila de espera dessas cirurgias, trazendo benefícios à população. Sou a favor do retorno das cirurgias e estarei cobrando junto ao Executivo Municipal para que os serviços sejam prestados aos munícipes.
Marcos Da Hora – Vereador Avante