Publicidade
ADVERTISEMENT

Família de deputado e presidente do PT é alvo da PF em esquema de grilagem e corrupção

Um vasto esquema de grilagem de terras, exploração ilegal de madeira e fraudes relacionadas à geração de créditos de carbono está sendo desvendado na Amazônia.

A ação, chamada de Expurgare, revela envolvimentos de figuras de destaque na política estadual, como Dionísia Soares Campos, filha do deputado estadual Sinésio Campos, presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas, e de seu marido, Juliano Valente, diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Durante a operação, dois servidores públicos foram presos, enquanto Juliano Valente foi afastado de suas funções no IPAAM. Além dele, outros quatro funcionários do órgão, responsável pela fiscalização e licenciamento ambiental no estado, também perderam seus cargos.

Sinésio e a filha

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em propriedades vinculadas a Dionísia Soares Campos, que atualmente ocupa o cargo de superintendente de Agricultura e Pecuária do Amazonas.

Em nota, o governo do Amazonas se manifestou contra práticas ilícitas cometidas por servidores públicos e assegurou que tomará as devidas providências, afastando e exonerando os envolvidos. O governo também reiterou o compromisso de colaborar integralmente com as investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Essa fase da Operação Expurgare é um desdobramento da Operação Greenwashing, realizada em junho, que investigou crimes ambientais relacionados ao “esquentamento” de madeira ilegal.

Nesta fase, o foco principal é o suposto esquema de lavagem de ativos por meio da geração de créditos de carbono e exploração ilegal de recursos naturais.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema pode ter movimentado até R$ 1,6 bilhão, valor que está em processo de bloqueio judicial.

As investigações estão sendo conduzidas pela Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, com apoio de outros estados.

O caso expõe mais um capítulo da luta contra crimes ambientais e a corrupção que ameaça a preservação da Amazônia e seus recursos naturais.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/65644/familia-de-deputado-e-presidente-do-pt-e-alvo-da-pf-em-esquema-de-grilagem-e-corrupcao

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias