Publicidade
ADVERTISEMENT

Partido PSOL prepara mandado de segurança contra Arthur Lira e Dino irá julgar

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está se mobilizando para apresentar um mandado de segurança contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A ação, que deve ser protocolada nos próximos dias, será entregue diretamente no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flavio Dino.

A ação visa contestar decisões tomadas pelo parlamentar que, segundo os representantes do PSOL, ferem a legalidade e a necessidade de transparência do processo legislativo.

Segundo ele, o argumento da ação é no sentido de que Lira teria desrespeitado determinações da Suprema Corte e aplicado “manobras ilegais na condução da distribuição de emendas” para beneficiar Alagoas, reduto eleitoral do deputado.

Dino foi o responsável, no STF, por suspender o pagamento das emendas parlamentares até que o Congresso apresentasse critérios de maior rastreabilidade e transparência na transferência dos recursos.

Historicamente, os mandados de segurança são usados ​​como uma ferramenta para proteção de direitos, eventualmente coibindo abusos de poder. Os deputados do PSOL, eventualmente, já consolidaram a importância desses mecanismos, especialmente em contextos de tensão política.

Diante disso, o clima no Congresso se intensifica, com aliados e opositores de Lira atentos a cada movimento. O resultado do julgamento nas mãos de Dino tem potencial não apenas para impactar a presidência da Câmara, mas também para tumultuar o futuro político de diversas pautas que estão em discussão na casa de lei atualmente.

Assim, o cenário permanece tenso e incerto, com a expectativa de que este embate vá além das cadeiras do legislativo, afetando a política e a sociedade como um todo.

da Redação/CN

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias