Publicidade
ADVERTISEMENT

Cientistas dissecam baleia mais rara do mundo e fazem descobertas

Cientistas da Nova Zelândia dissecaram pela primeira vez na história uma baleia-de-dentes-de-espada, espécie rara e misteriosa que vive ao sul do Oceano Pacífico.

O indivíduo em questão encalhou em uma praia, próxima à foz do rio Taiari. “Foi a primeira vez que um espécime completo foi recuperado em boas condições para exame”, informa texto no site do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

Durante a análise da carcaça, os pesquisadores descobriram pequenos dentes vestigiais no maxilar superior do animal. “Esses pequenos dentes embutidos na gengiva nos contam algo sobre a sua história evolutiva. É extraordinário ver isso e é apenas mais uma coisa sobre a qual não tínhamos ideia”, avaliou o líder do estudo, Dr. Anton van Helden.

Além disso, os cientistas descobriram nove câmaras estomacais nessa baleia: “Em alguns desses estômagos, encontramos bicos de lula e algumas lentes dos olhos de lula, vermes parasitas e talvez outras partes de organismos dos quais não temos muita certeza”, descreveu van Helden.

“Também encontramos estruturas interessantes associadas tanto à alimentação quanto à produção de som. Pesos, medidas e descrições foram feitas de vários músculos e órgãos, para nos ajudar a descrever esta espécie e fazer comparações com espécies relacionadas”, projetou.

A pesquisa ainda conta com a participação inédita de grupos indígenas locais. “Tudo isso contribui para o corpo de conhecimento que estamos construindo”, pontuou van Helden.

d24am

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias