A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes – DEFRAUDE, com apoio da 1ª DP de Espigão D’Oeste, deflagra uma operação significativa, na manhã desta quinta-feira (19), com o objetivo de combater a escravização virtual de adolescentes em várias regiões do país.
A iniciativa vem em resposta ao crescente número de casos relacionados à exploração sexual e ao trabalho proposto na internet, um problema que se agravou com o aumento do uso das redes sociais e plataformas digitais por jovens.
A operação é fruto de investigação iniciada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) do Distrito Federal, gerando uma ação integrada coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (DIOPI/SENASP/MJSP), que desencadeou investigações pelas demais polícias civis, que resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, 2 mandados de apreensão de adolescente infrator e 1 mandado de prisão, nas cidades de Brasília (DF), Guarapuava (PR), São Paulo (SP), Ruy Barbosa (BA), Belo Horizonte e Ribeirão das Neves (MG), Santa Maria (RS) e Espigão D’Oeste (RO), Ipojuca (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
A Operação Banhammer visa desarticular grupos que utilizavam plataformas digitais, como o Discord, para promover práticas autodestrutivas, incluindo automutilação e instigação ao suicídio, além de coagir adolescentes a compartilhar conteúdos íntimos em esquemas de “escravização virtual”. Também foram identificados planejamentos de ataques a instituições escolares.
Em Rondônia, as investigações conduzidas pela DEFRAUDE, resultaram no cumprimento de 02 mandados de busca e apreensão domiciliar e 01 mandado de internação provisória de adolescente.
Os suspeitos poderão responder pelos delitos de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou automutilação (Art. 122 CP); Apologia de crime ou criminoso (Art. 287 CPl) e Associação Criminosa (Art. 288 CP); e até Estupro de Vulnerável praticado por meio virtual (Art. 217-A CP).
“Banhammer” é um termo que traz a ideia de banimento (remover ou expulsar alguém) em ambientes digitais.
com rondoniagora