ADVERTISEMENT

Flávio Dino atende o PSOL, suspende pagamento de emendas e manda PF investigar 

O cenário político brasileiro nos últimos dias tem sido marcado por uma série de decisões impactantes tomadas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira (23), Dino atendeu a um pedido do partido PSOL e determinou a suspensão do pagamento de pouco mais de R$ 4 bilhões em emendas parlamentares.

Além disso, Flávio Dino determinou que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito para apurar a liberação deste valor. Essa medida visa investigar possíveis irregularidades relacionadas a práticas consideradas antiéticas e ilegais no âmbito da gestão pública.

As emendas parlamentares são uma reserva dentro do orçamento usadas conforme indicação de deputados e senadores. Esse dinheiro é enviado pelos parlamentares às suas bases eleitorais e a execução desse dinheiro é de competência do governo federal.

A decisão de Dino, que ocorre em um momento delicado da política nacional, é vista por muitos parlamentares como uma interferência direta no Congresso Nacional e certamente terá uma ampla repercussão no âmbito do Congresso Nacional.

A abertura do inquérito e a suspensão das emendas são apenas o começo de um processo que promete trazer à tona importantes discussões sobre a condução dos recursos públicos e a possível interferência do STF no poder legislativo.

A ação impetrada pelo PSOL aponta supostas irregularidades na destinação de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão.

Esse tipo de emenda, que não tem pagamento obrigatório, é indicada por colegiados temáticos no Congresso, tanto da Câmara, quanto do Senado. Essa modalidade foi turbinada após o STF derrubar as emendas de relator.

O desenrolar dessas investigações e as possíveis consequências para os envolvidos certamente estarão no centro das discussões políticas nas próximas semanas.

da Redação/CN

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias