Publicidade
ADVERTISEMENT

JI-PARANÁ: Sem Coleta Seletiva, 600 mil toneladas de materiais recicláveis são aterradas todo mês

A interrupção da Coleta Seletiva em Ji-Paraná, nos últimos dois anos, ‘sentenciou’ a prefeitura em pagar mensalmente o aterramento próximo de 600 mil toneladas de materiais recicláveis no Aterro Sanitário. Essa informação foi dada pelo presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocamarji), Celso Luiz, nesta terça-feira (7/1/25). Ele disse que com a nova gestão comandada por Affonso Cândido, o sonho do retorno do projeto se renova.

O projeto Coleta Seletiva foi criado pela Coocamarji e contou com o apoio de várias entidades, entre as quais, Secretaria de Meio Ambiente, empresas privadas, faculdades e até do Poder Judiciário. “Os primeiros dois anos foram excelentes com ações educativas, coletas domiciliar e pontos específicos, economia para o município e o aumento no número de cooperados, chegando a 60 famílias”, relatou o presidente. E, completou: “A decisão da última gestão em não apoiar mais a Coleta Seletiva, foi ruim para a Coocamarji, população e principalmente para o município. Foi um retrocesso, prejudicando a todos. A Cooperativa que atuava com 60 famílias, caiu bruscamente apenas 10. População que já estava consciente, agora o trabalho precisa começar do zero e, a prefeitura, pior ainda, que atualmente paga para enterrar mais de 600 mil toneladas de materiais recicláveis por mês, recurso que poderia estar gerando emprego e renda”.

 

Celso Luiz (centro) é o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocamarji (Arquivo)

Expectativa

Para Celso Luiz, até o meio do ano ele acredita já ser possível a volta da Coleta Seletiva. Ele lembra que Ji-Paraná perdeu o status de modelo da Coleta Seletiva para a cidade de Ariquemes. Ele finalizou afirmando já ter se encontrado com o prefeito Affonso Cândido que teria garantido todo o apoio da sua gestão para a reativação da Coleta Seletiva.

 

J Nogueira/PortalSGC

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

O jornal Correio de Notícia se destaca como um veículo de comunicação independente, comprometido com a verdade e a ética. Este compromisso ético é essencial para garantir que nossas reportagens reflitam a realidade da nossa sociedade. Por isso, não recebemos recursos de pessoas ou empresas envolvidas em crimes ambientais, trabalho escravo, violência contra a mulher e violações de direitos fundamentais. “E, para garantir a defesa da liberdade de expressão e um jornalismo independente, a sua colaboração é fundamental para que possamos continuar a produzir conteúdos relevantes”. Ao nos apoiar, você está ajudando a fortalecer nosso veículo de comunicação que prioriza a integridade e a responsabilidade social. Por isso, é muito importante a sua colaboração. Junte-se a nós na luta por um jornalismo independente e comprometido com a justiça social, sua contribuição faz a diferença!

Agradecemos o apoio de todos e todas. Doe aqui. PIX: 08.379.006/0001-23.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias