23.8 C
Porto Velho
domingo, março 23, 2025
HomeBrasilVaza revelação bombástica e inadmissível sobre nota do Itamaraty contra EUA

Vaza revelação bombástica e inadmissível sobre nota do Itamaraty contra EUA

Date:

Related stories

A hipocrisia de Gleisi ao falar sobre os juros altos e o ‘empréstimo do Lula’ (veja o vídeo)

Hipocrisia ao extremo. Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para...

Girão acusa STF de manobra política para cassar deputada indigena

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou, em pronunciamento em...

O bode expiatório do sistema já foi escolhido e sangra

Há gosto de sangue na água e tubarões de...

Oportunidade: DPE-RO amplia inscrições até 3 de abril para concurso

As inscrições para o concurso da Defensoria Pública do...

O ministro Alexandre de Moraes foi consultado sobre a nota do Itamaraty contra os Estados Unidos. A notícia absurda e que revela a situação deprimente da diplomacia brasileira, foi divulgada pela jornalista Isabel Mega, da CNN.

Transcrevemos:

“Alvo indireto de críticas do governo Donald Trump, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi consultado pelo Itamaraty antes da publicação de uma nota de reação.

Moraes foi ouvido tanto sobre aspectos jurídicos quanto sobre o conteúdo da postagem feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos.

Até aqui, a orientação do Ministério das Relações Exteriores era evitar uma escalada e não cair em provocações. Isso, no entanto, mudou após a postagem feita pelos americanos na rede social X e uma resposta começou a ser construída.

Fontes da diplomacia avaliam que a batalha está só começando e que houve uma ‘institucionalização’, ainda que o Departamento de Hemisfério Ocidental tenha um nível hierárquico menor. Isso porque o órgão não deixa de ser um braço simbólico do Departamento de Estado americano.

A publicação foi lida como uma ‘provocação’, o que não poderia render ao Brasil a posição de ficar em cima do muro. A resposta do Itamaraty, publicada horas depois da postagem americana, foi milimetricamente pensada para vir em um tom ‘duro’  e ‘proporcional’.

Reservadamente, há uma avaliação de que se o governo Trump dobrar a aposta e aumentar a pressão sobre o Brasil, a situação pode escalar. A orientação dada nesta quarta-feira (26) é não retroceder.

Sobre o assunto, o jurista André Marsiglia fez o seguinte comentário:

“Isso explica o tom pouco diplomático da diplomacia brasileira. O Estado comprou uma briga que não era sua para defender o aliado do governo. Um erro estratégico absurdo. Se o STF está exposto, os demais têm de conciliar. Agora, todos estão expostos.”

Fonte: jco

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here