29 C
Porto Velho
quinta-feira, abril 17, 2025
HomeCapaCheia do Madeira: Porto Velho registra marca histórica de 16,73 metros em...

Cheia do Madeira: Porto Velho registra marca histórica de 16,73 metros em 2025

Date:

Related stories

Silvia Cristina avalia com otimismo e alegria pesquisa ao Senado, mas diz que foco é no mandato

A deputada federal Silvia Cristina (PP), presidente estadual do...

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Após dois anos de trabalhos, Comissão Parlamentar de Inquérito...

Comitiva parte em missão de reconhecimento de comunidades afetadas pela cheia

Prefeito Léo Moraes coordenou a missão Na manhã desta quinta-feira...

Caso Sarah: projeto prevê formação de professores em segurança digital

Um projeto de lei protocolado na Câmara Legislativa do...

Em um evento sem precedentes para Porto Velho, o Rio Madeira atingiu a impressionante marca de 16,73 metros. Este nível, observado nesta sexta-feira (4), é a maior marca registrada desde que atingiu a cota de alerta em Porto Velho neste ano, chegando à marca de 16,73 metros, mostrando uma elevação de 10 centímetros nas últimas 24 horas.

Segundo a Prefeitura, as constantes chuvas que insistem em cair durante toda a semana na capital rondoniense, além da elevação das águas na bacia do vizinho país da Bolívia, vem influenciando diretamente nessa elevação do rio Madeira.

A elevação do nível das águas do Rio Madeira não apenas chama a atenção, mas também tem implicações diretas na vida dos moradores. Com esta marca, preocupações relacionadas a inundações aumentam, levando as autoridades a monitorar de perto a situação.

Porém, a expectativa é de que o rio comece a reduzir em seu nível ainda neste mês de abril, mas antes disso, ainda deve apresentar mais uma evolução em seu nível, fator que já mobiliza a Sala de Situação da Defesa Civil Municipal para atuar na contenção dos impactos causados pela cheia.

Até o momento, 8.984 pessoas já foram atingidas pela cheia deste ano em Porto Velho. Entre as famílias, já são 2.702 impactadas. Os dados são apontados pela Defesa Civil Municipal, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Para lidar com a situação, iniciativas estão sendo implementadas pelas autoridades municipais e estaduais. A realização de campanhas de conscientização e a preparação de abrigos emergenciais são algumas das ações em pauta. Caso a tendência de elevação continue, será vital que a comunidade permaneça atenta e colaborativa. Com unidade e planejamento, Porto Velho pode enfrentar este desafio e proteger a população de possíveis prejuízos econômicos.

da Redação/CN

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here