29 C
Porto Velho
quinta-feira, abril 17, 2025
HomeColunistasOpiniãoDeputado de Rondônia desmente fake news sobre cassação de mandato

Deputado de Rondônia desmente fake news sobre cassação de mandato

Date:

Related stories

Silvia Cristina avalia com otimismo e alegria pesquisa ao Senado, mas diz que foco é no mandato

A deputada federal Silvia Cristina (PP), presidente estadual do...

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Após dois anos de trabalhos, Comissão Parlamentar de Inquérito...

Comitiva parte em missão de reconhecimento de comunidades afetadas pela cheia

Prefeito Léo Moraes coordenou a missão Na manhã desta quinta-feira...

Caso Sarah: projeto prevê formação de professores em segurança digital

Um projeto de lei protocolado na Câmara Legislativa do...

MENTIRA

É mentira a publicação que afirma que o deputado estadual Jean Oliveira  perdeu o mandato e está inelegível. A “notícia” foi desmentida minutos após o assunto chegar às redes sociais.

MENTIRA 2

A Fake News foi propagada  com base num julgamento de 2024. Direitos políticos e mandato estão preservados. O julgamento que houve em uma das câmaras do TJ ainda cabe recurso no âmbito da própria Corte e visando a correção do acórdão.

MENTIRA 3

O julgamento, com resultado apertado de 3 a 2 será motivo de recurso em várias instâncias. Portanto, o julgamento não gera ao deputado Jean de Oliveira a perda imediata do mandado eletivo e não tem o poder retirar os seus diretos políticos.

TRANSPARÊNCIA

O deputado acredita em um julgamento imparcial e demonstrará nos próprios autos os documentos e fundamentos hábeis a levar à reforma do acórdão.

DANO MORAL

Segundo o deputado, as providências jurídicas estão sendo tomadas para reparar a verdade e combater publicações  que fizeram interpretações  distorcidas do caso, levando as pessoas a acreditarem em um fato que não sustenta a realidade jurídica.

RECURSOS

Em agenda pelo  interior, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) conheceu as necessidades de alguns municípios e prometeu emendas para atender as demandas.

BEBÊS

Em  Alta Floresta D’Oeste foram anunciados recursos de mais de 200 mil reais para aquisição de berços aquecidos e incubadoras de transporte neonatais, câmaras para conservação de vacinas para atender a Secretaria Municipal de Saúde, com recursos via Secretaria Estadual da Saúde.

Foto: Divulgação

DUAS EMENDAS

Em Santa Luzia D’Oeste,  Ieda Chaves  fez o anúncio de duas emendas parlamentares que vão contribuir com ações voltadas ao esporte e à agricultura familiar.

VALORES

Os recursos, que superam  R$ 139 mil, foram viabilizados via Secretaria de Estado da Justiça destinados à aquisição de kits esportivos e; pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura  foram enviados R$ 100 mil para compra de pulverizadores.

PROJETO

As visitas ao interior integram o projeto “Pé na Estrada”. As cidades de Parecis, Alto Alegre dos Parecis e Espigão do Oeste também fazem parte do projeto de ajuda parlamentar.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Foi um sucesso a audiência pública realizada em Cerejeiras,  sobre Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do estado, promovida pelo deputado Ismael Crispin, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Foto: Laila Moraes

PARTICIPAÇÃO

Dezenas de produtores rurais, empresários, políticos do Cone Sul e comunidade, lotaram a Câmara de Vereadores para defender a  atualização do zoneamento como caminho para o desenvolvimento sustentável de Rondônia.

EXPLICAÇÃO

A engenheira florestal Débora Rosa, da Sedam, abriu os debates com uma apresentação técnica sobre a evolução histórica do zoneamento. Ela destacou que o plano atualmente em vigor é do ano 2000 e já não reflete a realidade atual do estado.

AINDA EM 2025

O deputado Ismael Crispin disse que o zoneamento é uma pauta do  estado de Rondônia, que com coragem e diálogo vai ser votado ainda este ano e finalmente sair do papel.

AGENDA

A audiência em Cerejeiras integra uma série de encontros públicos organizados para debater a proposta com a sociedade. Os próximos municípios a receberem as audiências públicas são:

Alta Floresta do Oeste – 24 de abril/São Miguel do Guaporé – 8 de maio/Nova Mamoré – 22 de maio/Pimenta Bueno – 12 de junho/Machadinho do Oeste – 26 de junho.

TRATATIVAS

O Ministério Público de Rondônia  e o Ministério Público Federal  deram início  às discussões sobre as eleições de 2026. A reunião aconteceu no gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, em Porto Velho.

Foto:Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

TRATATIVAS 2

O objetivo da reunião foi abrir o diálogo entre os dois ramos do Ministério Público com atuação na área eleitoral. As instituições pretendem alinhar estratégias, trocar informações e preparar ações conjuntas para garantir a lisura e a legalidade do processo eleitoral de 2026.

CAPACITAÇÃO

Jovens estudantes e professores de Vilhena participaram da  “Oficina de Artesanato Palha e Criatividade. A iniciativa, além do aprendizado de uma técnica, promoveu o reencontro com práticas tradicionais da cultura amazônica.

Fotos: Assessoria 

CAPACITAÇÃO 2

Os alunos experimentaram a leveza da palha entre os dedos, aprenderam a respeitar o tempo do material e descobriram que o fazer artesanal carrega histórias, memórias e modos de vida.

Fotos: Assessoria 

GRÁTIS

A oficina foi oferecida gratuitamente e teve como proposta unir teoria e prática em três encontros, onde os participantes criaram biojoias, cestos e esteiras, aprendendo também sobre sustentabilidade, identidade e o valor da produção manual.

Fotos: Assessoria 

TURMA

A oficina recebeu 22 alunos, todos certificados ao final da formação. Com uma proposta que une sustentabilidade, cultura e geração de renda, a oficina também promoveu reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais da Amazônia.

FRASE

É impossível para alguém aprender o que pensa que já sabe.

Por Cícero Moura*

*O jornal Correio de Notícia se reserva no direito de manter a opinião dos colunistas/articulistas integralmente, sem intervenções. Entretanto, conteúdo expresso neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here