29 C
Porto Velho
quinta-feira, abril 17, 2025
HomeMundoInternacionalDonald Trump vai acompanhar julgamentos do STF de perto

Donald Trump vai acompanhar julgamentos do STF de perto

Date:

Related stories

Silvia Cristina avalia com otimismo e alegria pesquisa ao Senado, mas diz que foco é no mandato

A deputada federal Silvia Cristina (PP), presidente estadual do...

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Após dois anos de trabalhos, Comissão Parlamentar de Inquérito...

Comitiva parte em missão de reconhecimento de comunidades afetadas pela cheia

Prefeito Léo Moraes coordenou a missão Na manhã desta quinta-feira...

Caso Sarah: projeto prevê formação de professores em segurança digital

Um projeto de lei protocolado na Câmara Legislativa do...

O governo de Donald Trump está atento a três processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e podem ter repercussões diretas para a liberdade de expressão e a política internacional. Um dos casos envolve um inquérito sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que tem como alvo usuários de redes sociais e plataformas como o X, de Elon Musk. Medidas determinadas pelo magistrado levaram a embaixada dos Estados Unidos a se manifestar contra o que classificou como “censura”. Em resposta, a Trump Media, empresa ligada ao ex-presidente norte-americano, acionou a Justiça dos EUA contra Moraes.

Outro julgamento de interesse da gestão Trump diz respeito à possibilidade de responsabilizar redes sociais por conteúdos publicados por usuários. Até o momento, os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux votaram pela inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, defendendo que as plataformas devem ser responsabilizadas por postagens de terceiros. Em contraponto, o ministro Luís Roberto Barroso argumentou pela inconstitucionalidade parcial do artigo, sustentando que a remoção de conteúdos só deve ocorrer após decisão judicial. Já o ministro André Mendonça, que seria o quarto a votar, pediu vista do processo em dezembro de 2024, o que paralisou o julgamento.

Na Casa Branca, aliados de Trump enxergam um risco para a liberdade de expressão caso empresas de tecnologia sejam responsabilizadas por conteúdos publicados por seus usuários, uma vez que isso poderia inviabilizar o funcionamento das plataformas.

Por fim, a terceira pauta acompanhada de perto por Trump diz respeito ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no chamado “inquérito do golpe”. O republicano norte-americano, que mantém laços próximos com Bolsonaro, interpreta o processo como parte de uma suposta perseguição política contra a direita no Brasil.

Fonte: jco

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here