31 C
Porto Velho
domingo, março 16, 2025
HomeJustiçaEx-deputado é alvo de operação da Polícia Federal

Ex-deputado é alvo de operação da Polícia Federal

Date:

Related stories

O ex-deputado distrital Carlos Tabanez, dono de um dos principais clubes de tiro de Brasília, foi alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (11/2) durante a Operação Dissimulo, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A investigação apura fraudes em licitações e contratos públicos envolvendo a empresa R7 Facilities, da qual Tabanez é ligado.

A R7 Facilities é responsável pela gestão contratual de manutenção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) e mantém diversos contratos com o governo federal para prestação de serviços gerais. O ex-deputado é suspeito de atuar em conluio com outras empresas para fraudar processos licitatórios. O advogado da empresa, Alair Ferraz, também está entre os investigados.

Fraudes e uso de “laranjas”

As investigações identificaram que o grupo utilizava “laranjas” como sócios das empresas para ocultar a verdadeira identidade dos proprietários. No total, a Polícia Federal cumpriu 26 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal. Oito empresas, incluindo a R7 Facilities, estão na mira da operação.

A apuração começou após uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada no ano passado, revelando indícios de irregularidades nos contratos. O grupo investigado mantém dezenas de contratos vigentes com a Administração Pública, incluindo um com a própria Polícia Federal, que também se tornou alvo das investigações.

Esquema de vantagens indevidas

De acordo com a nota divulgada pela Polícia Federal, as investigações iniciadas em abril de 2024 apontam que as empresas envolvidas formaram uma associação para fraudar licitações. Utilizando vínculos societários, familiares e trabalhistas, o grupo teria apresentado falsas declarações à administração pública para obter benefícios fiscais, garantindo assim uma vantagem indevida em relação aos concorrentes legítimos.

Investigação da CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) também investiga a R7 Facilities. Em janeiro de 2025, a CGU abriu um Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) para apurar possíveis violações à Lei Anticorrupção e à Lei de Licitações. Outras duas empresas do Distrito Federal — Defender Conservação e Limpeza LTDA e GSI Serviços Especializados LTDA — também estão sob investigação no mesmo processo.

Fonte: jco

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here