Um avião da Venezuela, invadiu o espaço aéreo brasileiro na manhã de terça-feira (11) e foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião oriundo da Venezuela, não tinha autorização para sobrevoar o Brasil, foi avistado por radares da FAB, que imediatamente tomaram providências. Após tentativas de comunicação sem sucesso, a decisão de derrubá-lo foi tomada. Os caças da FAB abriram fogo contra a aeronave após tentarem contato e darem tiros de advertência.
Atingido, o avião caiu na floresta amazônica e explodiu. Nesta quarta-feira (12), um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi ao local da queda e os militares encontraram os corpos de dois tripulantes. O que surpreendeu as autoridades foi a carga que estava em seu interior, e, como era previsível, drogas foram encontradas no interior da aeronave incendiada.
Este incidente traz à tona a necessidade de fortalecer as ações de controle no espaço aéreo. A invasão do avião da Venezuela ilustra as fragilidades que podem existir nas defesas aéreas do país.
da Redação/CN