Na próxima sexta, dia 7 de fevereiro, a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro, recebe dez novos filmes da região Norte do país, ampliando a presença do território no catálogo. Além de integrarem mostras temáticas já existentes, os títulos passam a compor a nova coleção Olhares do Norte. São nove curtas-metragens e um longa-metragem, que exploram temas diversos, como a cultura dos povos originários, a cena da comédia brasileira e a preservação do meio ambiente.
Entre os lançamentos, há dois curtas-metragens de Rondônia, que abordam mitos e costumes de populações do estado. Águas que me tocam (2022), de Juraci Júnior, percorre territórios do Amazonas e Rondônia para documentar a relação entre as pessoas com a água, desde os ritos de fé até a luta pela preservação dos rios. O filme foi selecionado para vários festivais nacionais. Já em Banho de cavalo (2015), da dupla Francis Madson e Michele Saraiva, um rapaz à deriva em um barraco abandonado e um cavalo morto evocam a expressão que dá nome ao filme e que, no interior de Rondônia, significa “colocar-se no lugar do outro”. A produção experimental é um exercício puro de imagem e de som realizado por jovens artistas rondonienses.
Envio em anexo e abaixo o release sobre os lançamentos na IC Play, assim como um documento com as sinopses dos filmes. No mesmo dia, a plataforma exibe filmes em homenagem ao diretor Hector Babenco (1946-2016), que faria 79 anos em 2025.
da Assessoria