26.9 C
Porto Velho
domingo, março 23, 2025
HomeJustiçaMPRO delibera sobre questões ambientais em visita ao ICMBio, Ibama e Idaron...

MPRO delibera sobre questões ambientais em visita ao ICMBio, Ibama e Idaron na capital

Date:

Related stories

A hipocrisia de Gleisi ao falar sobre os juros altos e o ‘empréstimo do Lula’ (veja o vídeo)

Hipocrisia ao extremo. Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para...

Girão acusa STF de manobra política para cassar deputada indigena

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou, em pronunciamento em...

O bode expiatório do sistema já foi escolhido e sangra

Há gosto de sangue na água e tubarões de...

Oportunidade: DPE-RO amplia inscrições até 3 de abril para concurso

As inscrições para o concurso da Defensoria Pública do...
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, reuniu-se com a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) entre os dias 11 e 12 de março, em Porto Velho.
A atividade se deu em continuidade às visitas institucionais ocorridas na semana para, além de proporcionar o conhecimento da atuação das instituições pela nova coordenadora do Gaema, oportunizou o momento para traçar procedimentos e estratégias futuros.
Durante a reunião com o subcoordenador do ICMbio, Lucas Duarte Oliveira, entre os assuntos abordados foi tratada a importância do trabalho de proteção das Unidades de Conservação (UC) estaduais e federais com a necessidade de atuação conjunta dos órgãos a fim de tratar a situação socioambiental de cada unidade, como o caso da Estação Ecológica de Samuel, que limita com as Flonas Jacundá e Jamari.

No Ibama, atendida pelo coordenador César Luiz da Silva Guimarães e o subcoordenador Ronaldo André Salton, a principal temática abordada pela promotora de Justiça foi a parceria entre as instituições a fim de viabilizar ações eficazes de combate e prevenção de incêndios e queimadas, como a realização de audiência pública sobre o tema e o planejamento prévio dos órgãos estatais. No encontro, foi apresentada a obra que servirá de futuras instalações para uma base que comportará 330 brigadistas treinados.

O presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, recepcionou a Promotora de Justiça que ressaltou a importância da visita institucional para estreitar laços, conhecer as realidades, os desafios e proposições institucionais. No encontro foram deliberadas questões sanitárias e de fiscalização, sobre a nova Lei de Agrotóxicos, bem como a participação no MP Itinerante. “O objetivo do MP Itinerante é mais que apenas estar à disposição da população. A ideia é a participação mais presente e a proposição de atividades práticas nos locais onde será realizado”, ressalta Valéria Giumelli.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here