26 C
Porto Velho
sábado, abril 26, 2025
HomeCidadesNos dois anos de funcionamento do Centro de Reabilitação, Silvia Cristina diz...

Nos dois anos de funcionamento do Centro de Reabilitação, Silvia Cristina diz que Rondônia é referência

Date:

spot_img

Related stories

Verdade exposta: Moro desmonta narrativa sobre diferença entre Collor e corruptos do PT

A colunista Miriam Leitão, baseada em uma “fonte” com...

Fantasmas: desvenda o maior “medo” de Hugo Motta

Deputado Maurício Marcon revelou algo chocante sobre o presidente...

Deputado Laerte Gomes pede providências do Detran para melhorias no trânsito de Espigão do Oeste

Parlamentar atendeu indicação da vereadora Nadja Lagares que apresentou...

Ela reforçou a sólida parceria com a Fundação Pio XII e que a continuidade do trabalho beneficia a população

A celebração dos dois anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia foi marcada por relatos de pacientes atendidos e pela constatação de que Rondônia é hoje uma referência em reabilitação para o país, pela qualidade do tratamento oferecido, em razão do zelo dos profissionais e da modernidade dos aparelhos utilizados.

A obra se tornou realidade através da parceria do mandato da deputada federal Sílvia Cristina e a Fundação Pio XII, presidida pelo Henrique Prata, que esteve presente ao evento, como forma de reconhecimento ao esforço da parlamentar.

“Quando a Sílvia Cristina falou da intenção de trazer um Centro de Reabilitação para Rondônia, eu falei que não era fácil manter o mesmo padrão do Centro semelhante que existe em Barretos (SP). E ela me respondeu: O nosso em Rondônia vai ser melhor e eu vou fazer essa obra! De fato é incrementado mais do que em Barretos. E aqui tem coisas boas, novos e modernos aparelhos e não precisa o paciente sair para lugar nenhum”, disse Henrique Prata.

A deputada reforçou que “o primeiro Centro de Reabilitação fora de Barretos é o nosso. Quando a gente fala que é possível, aqui está a prova. Nosso investimento já passa dos R$ 40 milhões. Não é só construir, mas equipar e garantir a manutenção e o custeio, incluindo pagamento dos profissionais. E o Dream não deve a nenhum outro centro de reabilitação do país. O Sarah Kubitschek em Brasília é uma referência, mas lá não tem o Amadeus, o aparelho de recuperação das mãos, que só tem no nosso”.

Prata disse ainda que “a Sílvia é tudo nesse projeto. Ela é a mãe e é avó. Foi do seu sentimento, de ela ver a dificuldade do povo de Rondônia na reabilitação, que decidiu encarar mais esse projeto e nós fomos juntos nessa parceria com resultados tão expressivos, pois confiamos no trabalho dela”.

Sílvia Cristina ressaltou então que “a gente quando é mãe precisa cuidar do filho, não só quando ele nasce, mas zelar por ele a vida toda. Eu e o Henrique Prata estamos unidos pelo amor às pessoas que precisam. É uma corrente do bem. Podem ter certeza que a gente vai continuar firme e vamos seguir avançando”.

O Centro

O Dream da Amazônia completa dois anos de funcionamento com uma extensa lista de serviços prestados, com o uso de equipamentos com tecnologia robótica, de última geração, oriundos da Suíça. Alguns desses equipamentos ainda inexistentes na América Latina e tudo isso está 100% disponível para os pacientes do SUS.

Foram mais de 212 mil procedimentos e mais de 50 mil atendimentos, resgatando a dignidade de milhares de pacientes em reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências.

Foram 20.200 procedimentos médicos e outros 191.804 procedimentos com multiprofissionais. Já em atendimentos, o Centro de Reabilitação somou 50.329, sendo 5.285 atendimentos médicos e mais 45.044 atendimentos multiprofissionais.

Em relação à modalidade de reabilitação, os usuários foram assim especificados: reabilitação física 4.824, intelectual 1.986, auditiva 1.355, visual 1.096, somando um total de 9.261.

Outra ação importante é a entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, as chamadas OPM. Entre as OPM para reabilitação física, foram entregues 335 cadeiras de rodas/banho, uma cadeira de rodas motor, 51 bengalas, 35 andadores, 30 muletas, 337 órteses, 52 próteses, 27 calçados e 30 palmilhas, somando 898 no total.

Foram entregues 619 Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), as conhecidas próteses auditivas, zerando a fila de procura pelo aparelho. Já OPM visuais foram entregues 12 lupas e uma prótese ocular.

da Assessoria

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here