A Polícia Civil de Rondônia por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos – Delegacia de Patrimônio –, com apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI), deflagrou na manhã desta sexta-feira (7) a Operação Quebra de Confiança para o cumprimento de medidas cautelares expedidas pelo Poder Judiciário.
A operação tem como alvo um tesoureiro suspeito de desviar mais de R$ 6 milhões de uma cooperativa de crédito. A ação é resultado de uma investigação sobre furtos de dinheiro em espécie praticados contra uma cooperativa de crédito sediada em Porto Velho.
Além dos furtos, as investigações apuram a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Um dos principais suspeitos atuava na cooperativa como tesoureiro, o que motivou a escolha do nome da operação, Quebra de Confiança.
As investigações indicam que o tesoureiro utilizou métodos fraudulentos para acessar e desviar os fundos destinados às operações da cooperativa.
Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca domiciliar, além de outras medidas cautelares de caráter probatório e assecuratório. As diligências seguem em andamento para a prisão do principal investigado.
A ação da polícia visa reunir provas suficientes para não só responsabilizar os supostos envolvidos e evitar que outros semelhantes crimes ocorram no futuro.
da Redação/CN