O rapper Oruam foi libertado por volta das 10h40 desta quarta-feira (26), poucas horas após ter sido detido por abrigar em sua residência um foragido da Justiça. Após assinar um termo circunstanciado, ele declarou à imprensa que seu amigo Yuri, preso durante a operação, “não é traficante” e que o disparo registrado em vídeo foi feito com “bala de borracha”.
“Ele não é traficante. Ele é uma pessoa normal e é meu amigo. Eu não sabia que ele estava foragido. Naquele dia, era bala de borracha. Vou voltar tranquilo para casa. O meu álbum está bombando e está do jeito que eu queria”, disse Oruam ao sair da delegacia, debochando da situação.
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Oruam em flagrante por manter um procurado da Justiça em sua casa, localizada no Joá, Zona Oeste do Rio. Durante a operação, os agentes encontraram Yuri Pereira Gonçalves, que estava foragido por envolvimento com organização criminosa.
Essa prisão não tem relação com a detenção do rapper na semana anterior, quando foi flagrado realizando manobras arriscadas com um carro na Barra da Tijuca. Desta vez, a investigação estava relacionada a um disparo de arma de fogo feito por Oruam em um condomínio de Igaratá (SP) no final de 2023.
O cantor foi indiciado pelo crime de disparo de arma de fogo, pois, segundo a polícia, colocou em risco a integridade física de diversas pessoas. A Justiça de São Paulo determinou mandados de busca e apreensão para localizar a arma usada no crime. Apesar disso, não havia mandados de prisão contra o artista nesse inquérito.
Durante as buscas, a polícia encontrou uma pistola 9 mm na residência de Oruam, além de réplicas de armas e armamentos de airsoft. No entanto, ainda não há confirmação de que essa pistola tenha sido a usada no disparo em São Paulo.
Oruam foi enquadrado por favorecimento pessoal, já que ajudou a esconder um foragido da Justiça. A TV Globo informou que Yuri, além de ser procurado por organização criminosa, tem ligação com o tráfico de drogas no Complexo da Penha. Até o momento, não foi esclarecido o motivo de sua presença na casa do rapper.
Além da residência de Oruam, os agentes também cumpriram mandados na casa de sua mãe, Márcia Nepomuceno.
Fonte: jco