Durante sua participação no programa Estúdio i, da GloboNews, na última sexta-feira (14), a jornalista Flávia Oliveira afirmou que o aumento do consumo de ovos por cristãos durante a Quaresma seria um dos fatores que influenciam a alta no preço do alimento. Segundo ela, esse fenômeno já é identificado em índices de preços e reflete uma tendência sazonal.
“Tem uma sazonalidade, que também é conhecida nesse período de fevereiro até a Páscoa, que é a Quaresma. Há um aumento de consumo de ovo porque pessoas religiosas, especialmente cristãos, católicos, reduzem ou eliminam o consumo de carne e usam o ovo como essa proteína”, explicou Flávia.
A declaração repercutiu rapidamente nas redes sociais e gerou críticas de políticos da oposição ao governo Lula. Muitos interpretaram a fala como uma tentativa de afastar a responsabilidade da atual gestão sobre a inflação dos alimentos.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) ironizou a justificativa:
“A assessoria de imprensa já encontrou um responsável para o aumento do ovo: são os cristãos. Segundo a militância, durante a Quaresma, há um aumento do consumo do ovo. Inacreditável!”, escreveu.
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) também comentou a fala da jornalista, usando tom de deboche.
“A GloboNews finalmente encontrou o culpado pela alta do ovo: Lula? O clima? A culpa é dos ‘cristãos católicos’ por conta da Quaresma!”, publicou, acrescentando um emoji de palhaço ao final.
Fonte: jco