29 C
Porto Velho
quinta-feira, abril 17, 2025
HomeBoletim de PolíciaAconteceu agoraPolícia Civil fecha cerco contra organização criminosa que administrava consórcios irregulares

Polícia Civil fecha cerco contra organização criminosa que administrava consórcios irregulares

Date:

Related stories

Silvia Cristina avalia com otimismo e alegria pesquisa ao Senado, mas diz que foco é no mandato

A deputada federal Silvia Cristina (PP), presidente estadual do...

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Após dois anos de trabalhos, Comissão Parlamentar de Inquérito...

Comitiva parte em missão de reconhecimento de comunidades afetadas pela cheia

Prefeito Léo Moraes coordenou a missão Na manhã desta quinta-feira...

Caso Sarah: projeto prevê formação de professores em segurança digital

Um projeto de lei protocolado na Câmara Legislativa do...

No combate à criminalidade organizada, a Polícia Civil acionou uma operação significativa contra uma organização criminosa que gerenciava consórcios sem a devida autorização. Esta ação é parte de um esforço mais amplo da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), deflagrada nesta terça-feira (8), em Porto Velho, a Operação Contemplados, investiga um esquema criminoso de estelionato eletrônico e publicidade enganosa envolvendo uma administradora de consórcios e outras 14 empresas associadas.

Segundo a Polícia, o grupo enganava consumidores com falsas promessas de “cartas contempladas” e financiamentos imediatos. Na prática, vítimas assinavam contratos de consórcio sem saber e sofriam prejuízos financeiros significativos.

O líder da organização, E. S. B., estruturou o golpe com uma falsa empresa administradora de consórcios, registrada em nome de um coworking no Rio de Janeiro. A administradora de consórcios não possui autorização do Banco Central, conforme exige a Lei dos Consórcios (Lei nº 11.795/2008).

A operação cumpriu vários mandados de prisão preventiva, além de busca e apreensão e bloqueio de bens, cumpridos em várias localidades, visando coletar provas e desarticular a estrutura da organização criminosa.

A investigação revelou que a organização operava de forma sofisticada, atraindo pessoas, muitas vezes, com promessas de investimentos vantajosos. Ao desmantelar esse esquema criminoso, a polícia não apenas protege os consumidores, mas também promove a integridade do mercado. A sociedade deve estar cada vez mais atenta a propostas que parecem boas demais para serem verdadeiras, especialmente em áreas de investimento e consórcios.

da Redação/CN

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here