30 C
Porto Velho
sábado, março 15, 2025
HomeBoletim de PolíciaAconteceu agoraPolícia Federal deflagra a operação nacional Contra Predadores Infantis 

Polícia Federal deflagra a operação nacional Contra Predadores Infantis 

Date:

Related stories

A ação nacional da PF rastreia abusadores de crianças e Adolescentes.  

Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) deu início a uma ampla operação em todo o território nacional com o objetivo de combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação, que mobiliza agentes em diversas cidades, visa desarticular redes de exploração sexual e garantir a proteção dos menores em situação de vulnerabilidade.
Trata-se da Operação Nacional Proteção Integral que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

A operação é resultado de um grande trabalho de investigação que envolve o compartilhamento de informações entre diferentes forças de segurança e órgãos governamentais. Conforme a PF, denúncias recebidas ao longo dos últimos meses foram fundamentais para identificar possíveis locais e indivíduos envolvidos na prática criminosa.

Na Proteção Integral, foram cumpridos, simultaneamente, 72 mandados de busca e apreensão, em 22 unidades da federação, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF. O foco é identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Participaram desse esforço conjunto cerca de 340 policiais federais.

A Operação Nacional objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso da Polícia Federal, em todo o país, na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas e em sua proteção integral. Na ocasião do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas 17 prisões em flagrante em decorrência da ação.

O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.009/1990) estabelece já em seu artigo 1º a proteção integral das crianças e dos adolescentes, bem como assegura a esses sujeitos o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (art. 3º). Além disso, a Constituição Federal em seu art. 227, caput, estabelece que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Balanço

Estados participantes: 22
Quantidade de mandados de busca e apreensão expedidos: 72
Quantidade de prisões preventivas expedidas: 6
Efetivo mobilizado: 340 Policiais Federais
Prisões em flagrante: 24

da Redação/CN

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here