30 C
Porto Velho
sábado, março 15, 2025
HomeAgronegócioPrefeitura de Porto Velho reúne produtores para fortalecimento da mandiocultura no município

Prefeitura de Porto Velho reúne produtores para fortalecimento da mandiocultura no município

Date:

Related stories

No evento, a elaboração do Plano Municipal de Mandiocultura de Porto Velho foi um dos temas

Com o objetivo de fortalecer a produção de mandioca em Porto Velho e criar políticas públicas para o setor, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), realizou um encontro com produtores e representantes de diversas instituições ligadas à mandiocultura. O evento discutiu políticas públicas para a Câmara Setorial da Mandiocultura e alertou sobre os riscos da praga quarentenária que surgiu no Amapá e ameaça os estados vizinhos, como o Pará.

O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a cadeia produtiva local. “Com a política pública municipal, queremos ajudar os produtores a crescerem e se desenvolverem. Reunimos os presidentes das associações de produtores do entorno da capital para discutir o atual panorama da mandioca na região”, afirmou.

Outro ponto central do encontro foi a necessidade de um diagnóstico da produção local para mapear os produtores e suas demandas. Segundo Hélio Dias, presidente do Sistema Faperon/Senar-RO, essa identificação permitirá que os produtores saiam do anonimato e recebam o apoio necessário. “Os cuidados precisam ser redobrados para manter a produção saudável. Porto Velho lidera o ranking estadual de produção de mandioca e, após a identificação da produção, os parceiros poderão contribuir para o crescimento dessa cultura. A Faperon iniciará esse suporte por meio de assistência técnica aos produtores”, ressaltou.

Evento contou com a participação de diversas entidades parceiras
Evento contou com a participação de diversas entidades parceiras – Foto: Jean Carla Costa

A engenheira agrônoma da Semagric, Lais Mary Lisboa de Lima, reforçou que o diagnóstico será fundamental para a elaboração do Plano Municipal de Mandiocultura de Porto Velho. “Queremos compreender as principais demandas do setor e, a partir disso, estruturar um plano eficaz que atenda às necessidades dos produtores”, explicou.

Os produtores rurais presentes destacaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento da mandiocultura na capital. Jociele Ribeiro, agricultora do reassentamento Morrinhos, compartilhou sua experiência na produção. “Eu tenho três hectares de mandioca e produzo farinha. Essa assistência técnica e os incentivos poderão nos ajudar a expandir a produção e melhorar a qualidade dos nossos produtos”, afirmou.

O evento contou com a participação de diversas entidades parceiras, como a Embrapa, Faperon, Senar, Banco da Amazônia (Basa), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Câmara Municipal de Porto Velho, Câmara Setorial da Mandiocultura e associações de mandiocultores. O compromisso firmado entre os participantes visa garantir o desenvolvimento sustentável da mandiocultura na região e fortalecer a economia local.

Texto: Jean Carla Costa

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here