25 C
Porto Velho
segunda-feira, novembro 10, 2025
HomeCidadesRio Madeira segue em elevação e atinge 15 metros em Porto Velho

Rio Madeira segue em elevação e atinge 15 metros em Porto Velho

Date:

Notícias relacionadas

Vereador Gedeão Negreiros solicita revitalização completa da Praça da Juventude

O espaço enfrenta abandono e precisa de melhorias urgentes O...

Viagem turbulenta: casal é interceptado com 40 kg de drogas em fiscalizações

Em Vilhena, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma...

PF prende candidato por fraude durante aplicação do Enem

Juazeiro do Norte/CE - A Polícia Federal realizou, na...

A Defesa Civil de Porto Velho informou que segue monitorando a situação do rio Madeira, que registrou nesta quarta-feira (26), a marca de 15 metros, cota de alerta. Ainda segundo o acompanhamento, em alguns pontos já existe o transbordo e também começa a atingir áreas ribeirinhas e urbanas da capital.

Segundo a Defesa Civil, é um sinal de alerta e atenção, porém nada emergencial no momento.

O Distrito de Nazaré e a comunidade de Ressaca, por exemplo, já sentem os efeitos da subida do rio, com a água invadindo algumas casas e, ainda, alagando alguns afluentes.

O órgão municipal informou que todos os procedimentos previstos dentro do Plano de Contingência Municipal (Plancom), referente às ações de prevenção, preparação e resposta, estão sendo tomados.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti, o órgão está seguindo todos os protocolos de levantamentos de risco e vistorias, seguindo a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação (este último caso necessário), e que são etapas fundamentais de um plano de ação para reduzir os danos causados pela natureza.

“Nesta quarta-feira recebemos informações, principalmente do baixo Madeira, que as águas estavam subindo bastante, porém já estávamos em monitoramento. Nossa equipe, junto com a Superintendente Municipal de Integração Distrital, já se deslocou para a região em caráter de vistoria e apoio. Também estão presentes a equipe engenharia, assistência social e operacional direcionado”, disse o coordenador.

Outras comunidades do baixo Madeira também foram monitoradas, como, por exemplo, São Carlos, Brasileira, Boca do jamari, Bom Será, Santa Rita e Nova Aliança.

Ainda segundo a Defesa Civil, a previsão é que o rio Madeira continue subindo. Essa elevação de nível é causada por chuvas na Bolívia e Peru. “Nosso plano B, neste monitoramento, é deixar montadas algumas barracas de apoio em Nazaré para qualquer situação inesperada para as famílias desses locais mais afetados e vulneráveis. Com apoio de outras secretarias, já estamos programando, também, precocemente, outra ação de ajuda para essas comunidades do baixo madeira, em caráter emergencial”, conclui o coordenador da Defesa Civil.

rondoniagora

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here