23 C
Porto Velho
sábado, fevereiro 7, 2026
HomePolíticaSílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde...

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Date:

Notícias relacionadas

Ex-deputado encontra forma inesperada para protestar contra ampliação da vistoria veicular

O ex-deputado federal Jorge Tadeu Mudalen decidiu percorrer cerca...

Deputado Alex Redano anuncia R$ 9 milhões em emendas para Monte Negro

Os recursos serão destinados a áreas estratégicas, fortalecendo a...

A deputada federal Sílvia Cristina usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta semana, para cobrar a votação da PEC 101/2019, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam, que manusearam o DDT e outros inseticidas que deixaram seqüelas.

“Quero chamar a atenção para esses profissionais que muitas vezes ficaram invisíveis, mas que trabalharam muito para salvar vidas: os servidores da extinta Sucam, os chamados “sucanzeiros”. Eles enfrentaram endemias, manusearam inseticidas como o DDT e outros, sem proteção adequada e adquiriram doenças que causam problemas ao longo da vida”, disse a deputada.

Esses trabalhadores atuaram em áreas endêmicas, aplicando inseticidas em residências contra a malária, a febre amarela, a doença de Chagas e tantas outras doenças. “Esses profissionais hoje pagam o preço com doenças severas como o câncer. Falta-lhes assistência médica adequada, e muitas vezes não há condições de tratamento especializado para quem salvou tantas vidas”, completou.

Para corrigir essa injustiça, a deputada defendeu que a PEC 101, de autoria do ex-deputado Mauro Nazif, seja colocada em votação. “A PEC prevê um plano de saúde vitalício pago pela União para os ‘sucanzeiros’ admitidos até 31 de dezembro de 1998 e que tiveram contato com inseticida no combate a essas endemias. Estamos diante de uma dívida de gratidão. Esses trabalhadores colocaram sua vida em risco e à disposição da saúde pública”, relatou a deputada.

A PEC 101, de 2019, já passou pela CCJ e aguarda o avançar da votação agora em plenário.

da Assessoria

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here