31 C
Porto Velho
domingo, março 16, 2025
HomeBrasilSuframa discute integração sul-americana em reunião no MPO

Suframa discute integração sul-americana em reunião no MPO

Date:

Related stories

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, na segunda-feira (10), de uma reunião no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em Brasília, para tratar da continuidade das ações do projeto Rotas da Integração Sul-Americanas, coordenado pelo MPO, com o objetivo de fortalecer a relação do Brasil com os países fronteiriços e ampliar a integração regional.
Estiveram presentes o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar; o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur de Freitas Lisboa; e o coordenador-geral de Representação Institucional, Marlênio Oliveira. Pelo MPO, participaram secretário-adjunto de Articulação Institucional, João Villaverde; o subsecretário de Articulação Institucional, Luciano Severo; gerentes e técnicos do ministério. Também esteve presente o deputado estadual pelo Amazonas e vice-presidente da Associação do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos.
Durante a reunião, foram discutidos o andamento das ações do projeto e o planejamento para os próximos anos, com foco na melhoria da conectividade e no impacto econômico para a região amazônica. A Suframa apresentou dados sobre os fluxos comerciais entre os estados da Amazônia Ocidental e Amapá – que fazem parte da sua área de abrangência – e os países vizinhos, destacando as potencialidades de trocas de mercadorias e serviços, informações acerca da logística fluvial, marítima, terrestre e aérea que integram a Amazônia Ocidental e os países da região, além dos desafios logísticos levantados junto às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O projeto Rotas da Integração Sul-Americanas está alinhado ao Consenso de Brasília, acordo firmado em maio de 2023 entre doze países da América do Sul. A Amazônia Ocidental e o Amapá fazem parte de três das cinco rotas estabelecidas: Rota Amazônica, Rota das Ilhas da Guiana e Rota Quadrante Rondon, que conectam o Brasil a Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Guianas, possibilitando novas vias de comércio internacional, inclusive para o continente asiático
Para o superintendente-adjunto Luiz Frederico Aguiar, a criação de novas rotas e a redução de custos logísticos devem fortalecer a competitividade da Zona Franca de Manaus. “Essas iniciativas representam alternativas futuras que poderão trazer mais competitividade à Zona Franca de Manaus por meio da redução de custos de logística de transporte, além de ser uma oportunidade para o incremento das trocas comerciais entre os países sul-americanos, ou seja, com a redução de custos e a criação de novas rotas, poderemos exportar mais e importar mais regionalmente, destacou”
Evento
A Suframa foi uma das instituições consultadas na fase de planejamento do projeto, contribuindo com informações estratégicas e participando de reuniões presenciais e virtuais. No encontro, foi informado que o governo do Equador, que atualmente ocupa a presidência pro tempore do Consenso de Brasília, demonstrou interesse em realizar um evento em Manaus, previsto para março, para discutir novas possibilidades de integração entre os dois países. As tratativas para a organização da atividade já foram iniciadas.
Texto: Layana Rios
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here