Começam a valer o novo Código Brasileiro de Trânsito em todo o País

Principal mudança é a alteração do prazo de validade da carteira

Entram em vigor hoje (12) as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. A principal novidade é ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos no caso de condutores de até 50 anos. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção. 

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos. 

Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação). 

As novas regras proíbem que condutores condenados por  homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em  alternativa. 

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento da campanhas de reparos. 

Fonte: Maria Claudia A/B

Projeto de ciclovias e abrigos para passageiros buscam garantir mais opções de mobilidade urbana na capital

Um trânsito mais seguro e democrático. Essa é a meta do Município.

O projeto, executado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), entregará um sistema de ciclovias e ciclofaixas que ligará bairros ao Centro e regiões de lazer da cidade.

“A criação e expansão das ciclovias e ciclofaixas faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da capital, que prevê a criação de um complexo cicloviário, que ligará pontos da cidade de forma segura e ágil”, explica o secretário da Semtran, Mauro Ronaldo Flôres Corrêa.

Estão em execução as pinturas das ciclofaixas da Avenida Raimundo Cantuária e em outras vias que vão ligar o Parque da Cidade, na Avenida Calama, ao Espaço Alternativo, locais com intensa prática esportiva.

Outra obra que já beneficia os ciclistas é a da rua Cipriano Gurgel, no bairro Industrial. Cerca de 500 metros de ciclofaixa estão devidamente sinalizados, criando um corredor exclusivo para o tráfego de ciclistas.

A Semtran prevê, ainda, a instalação de 4,5 quilômetros de ciclovia na Estrada do Santo Antônio, no bairro Triângulo; 3,5 quilômetros na Avenida José Vieira Caúla; cerca de 3 quilômetros na Avenida Mamoré e aproximadamente 2,4 quilômetros na Estrada 13 de Setembro.

A execução do Complexo Cicloviário é realizada com recursos próprios da Prefeitura e de emendas parlamentares. “As ciclofaixas são mais simples e demandam materiais e insumos da Prefeitura. A máquina de demarcação viária realiza a pintura das vias com mão de obra própria. Já as ciclovias são mais complexas e, por isso, demandaram cerca de R$ 1,5 milhão de emendas parlamentares”, explica o secretário.

COLETIVOS

Abrigos destinados aos passageiros de transporte coletivo
Abrigos destinados aos passageiros de transporte coletivo

Outra frente de trabalho atende usuários do transporte coletivo da capital. São implantados abrigos destinados aos passageiros que usam ônibus públicos.

A Prefeitura de Porto Velho já entregou cerca de 130 abrigos em toda a cidade e a previsão é entregar, nos próximos meses, mais 120, todos construídos com recursos próprios.

Outros dois abrigos foram construídos através de processo de mitigação de empresas da capital. Um está na Avenida Jatuarana, na zona Sul, e outro na Avenida Mamoré, zona Leste. São áreas com grande circulação de ônibus e passageiros e servem como ponto de referência para a integração das linhas. “Empresas que se instalam em Porto Velho precisam apresentar um retorno em forma de obras públicas”, explica o secretário.

Um trânsito mais seguro e democrático. Essa é a meta do Município com a expansão do número de ciclovias, ciclofaixas e a instalação de abrigos para usuários do transporte coletivo.

Fonte: Semtran

Detran se destaca com Educação de Trânsito em RO

As ações educativas que eram realizadas de forma presencial foram intensificadas nas mídias sociais do Detran Rondônia, após a pandemia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), desde do período em que começou a pandemia, tem intensificado as campanhas educativas de trânsito nas mídias sociais do Órgão, atingindo aproximadamente 100 mil pessoas de forma direta e indireta, por meio por meio de veículos de comunicação em todo o Estado.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressalta a importância do trabalho educativo que o Órgão desenvolve nos 52 municípios do Estado, com ações voltadas para crianças, jovens e adultos. “É muito importante ensinar a criança na escola noções do que é certo ou errado no trânsito. Quando algum familiar cometer uma irregularidade no trânsito, a criança vai corrigir”, afirma o coronel Gonzaga.

Antes do advento da pandemia, as ações educativas eram realizadas de forma presencial nas escolas, empresas, locais públicos e em eventos, mas com o isolamento social para se evitar a transmissão do coronavírus, o Detran Rondônia passou a produzir mais vídeos educativos e intensificar as publicações nas mídias sociais da autarquia, com realização também de palestras virtuais, alcançando de forma direta cerca de 100 mil pessoas. Onde é possível acompanhar nas mídias sociais do Detran os vídeos educativos: https://www.facebook.com/detranro/videos/712471786362274.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (DTET), Claudia Roberta Stochi disse que o número de pessoas alcançadas com informações de Educação de Trânsito foi muito maior, pois os veículos de comunicação do Estado divulgam as ações educativas do Detran Rondônia de forma espontânea. “Não conseguimos contabilizar esse alcance, mas sabemos que cada veículo tem o seu público, o rádio chega à zona rural, as emissoras de televisão e os sites atingem milhares de pessoas, mesmo com a pandemia conseguimos alcançar o nosso objetivo”, destaca Stochi.

REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO

Em 2019 o Detran Rondônia registrou redução 4,06% de mortes por acidentes de trânsito se comparado a 2018. O número caiu de 394 óbitos em 2018 para 378 em 2019.

O número total de acidentes também registrou queda de 14.176 em 2018 para 13.702 em 2019 em todo o Estado de Rondônia, sendo que dos 13.702 acidentes ocorridos no ano passado, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta, o que representa 63,77% dos casos de acidentes.

O índice de mortos no trânsito por grupo de habitantes no Brasil, conforme prevê a meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei n. 13.614/18, é de 4,52%, e o índice do Estado de Rondônia é de 3,72%, bem abaixo do índice nacional.

Fonte: Detran-RO

Dnit retorna com radares eletrônicos de velocidades, nas Rodovias de Rondônia

As instalações estão sendo realizadas nas rodovias 364, 329, 435 e 174, e começam em Novembro.

O Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retornou com os radares eletrônicos de velocidade em trechos das rodovias de Rondônia.

Ficou determinado no estado cerca de 50 pontos de instalações, que devem monitorar ao menos 100 faixas de trânsito de veículos. As rodovias 364, 329, 435 e 174 fazem parte desses pontos.

Os radares estão em fase de instalação e a previsão de funcionamento é para o fim de novembro.

O Dnit informou em nota, que os radares estão sendo substituídos por causa do fim dos contratos.

Com a entrada da nova empresa, o departamento informou que está cumprindo com o acordo judicial, homologado em julho de 2019 pela Justiça Federal, à instalação de 1.140 radares eletrônicos em todo território nacional, “visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’,’alta’ e ‘muito alta'”.

Fonte: Rede Amazônica

Projeto de Lei sobre mudanças no código de trânsito brasileiro é aprovado

Texto segue para sanção Presidencial.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei 3.267/2020, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. A matéria passou pelo Senado e retornou ao plenário da Câmara, sob relatoria do deputado Juscelino Filho (DEM-AM). O texto seguirá para sanção do presidente da República.

Confira aqui o parecer na íntegra.

De iniciativa de Jair Bolsonaro, o texto amplia a validade da carteira nacional de habilitação (CNH), aumenta o número de pontos acumulados necessários para a suspensão da habilitação e disciplina o uso obrigatório da cadeirinha por crianças de até 10 anos de idade.

De acordo com o texto, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos. Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais.

Os parlamentares aprovaram oito das 12 emendas do Senado ao texto do relator, como a que proíbe converter pena de reclusão por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por motorista bêbado ou sob efeito de drogas. Mantida a integralidade do texto aprovado pelo Congresso, todas as mudanças feitas pelo projeto valerão depois de 180 dias da publicação da futura lei.

O parecer do relator recomendou a rejeição de quatro alterações feitas pelos senadores. Uma delas tornava infração grave punida com multa o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.

O relator pediu a rejeição de emenda que condicionava o condutor a escolher entre a CNH em meio físico ou digital, impossibilitando a escolha das duas formas ao mesmo tempo ou uma ou outra separadamente, como defende a Câmara.

A terceira emenda com parecer contrário especificava que a multa gravíssima aplicável a motociclistas seria por falta de uso de capacete “e” roupa de proteção segundo as normas do Contran.

Juscelino Filho explicou que o conectivo “ou”, como está na redação aprovada pelos deputados, é que atende às preocupações dos senadores, ao permitir a aplicação da multa pela falta de um equipamento ou outro de segurança, em vez de condicionar a multa à falta de ambos.

Outro ponto com parecer contrário foi a emenda que permitia aos médicos com curso de capacitação para essa atividade continuarem atendendo em clínicas mesmo sem a especialização exigida pelo projeto.

A obrigatoriedade da cadeirinha, hoje prevista em resolução do Contran, foi incorporada ao Código de Trânsito e a multa continua gravíssima. No texto original, o Executivo propunha o fim da penalidade.

Uma das emendas aprovadas condiciona a substituição obrigatória de multas leves ou médias por advertência ao fato de o infrator não ter cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

Hoje, a conversão de multa em advertência fica a critério da autoridade de trânsito. Entretanto, o substitutivo aprovado retira do código a possibilidade de essa advertência ser aplicada também ao pedestre.

Farol em rodovias
A infração de dirigir sem faróis acesos em rodovias, tornada restrita pelo texto da Câmara apenas às rodovias simples, passa a existir apenas para aquelas fora do perímetro urbano, segundo emenda do Senado.

Quanto à pontuação a partir da qual a pessoa tem o direito de dirigir suspenso, o texto de Juscelino Filho estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não.

Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente de haver esse tipo de infração.

Com a nova regra, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.

Para o condutor que exerce atividade remunerada, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Isso valerá para motoristas de ônibus ou caminhões, mas também para taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.

Entretanto, se o condutor remunerado quiser participar de curso preventivo de reciclagem quando, em 12 meses, atingir 30 pontos, toda a pontuação será zerada. Atualmente, essa possibilidade existe para aqueles com carteiras do tipo C, D ou E se acumulados 14 pontos.

Exame toxicológico
Juscelino Filho manteve a exigência de condutores com carteiras das categorias C, D e E fazerem exame toxicológico na obtenção ou renovação da CNH e a cada dois anos e meio. Para adaptar os prazos em razão das validades diferenciadas da carteira, somente os motoristas com menos de 70 anos precisarão fazer novo exame depois de dois anos e meio da renovação. Atualmente, quem tem 65 anos ou mais precisa repetir o exame depois de um ano e meio, periodicidade que passa a ser exigida para aqueles com 70 anos ou mais.

O relator incluiu no código uma multa de cinco vezes o valor padrão, pontuação de infração gravíssima, penalidade de suspensão do direito de dirigir por três meses e necessidade de apresentar exame com resultado negativo para acabar com a suspensão.

A multa será aplicada se o infrator for pego conduzindo veículo das categorias C, D ou E e também para aquele que exerce atividade remunerada com esse tipo de veículo e não comprovar a realização do exame toxicológico periódico quando da renovação da CNH.

Proibições
Atualmente, para que uma pessoa possa habilitar-se nas categorias D ou E, ou ser condutora de transporte escolar, ônibus, ambulância ou transportar produto perigoso, o Código de Trânsito exige que não tenha cometido infração grave ou gravíssima ou não seja reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Pelo texto aprovado, será exigido do profissional que ele não tenha cometido mais de uma infração gravíssima nesse período.

Retenção de CNH
Na penalidade por dirigir com velocidade 50% superior à permitida na via, o deputado Juscelino Filho retirou a apreensão da CNH e a suspensão imediata do direito de dirigir. Esta suspensão passará a depender de processo administrativo.

No dia 29 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucionais esses procedimentos incluídos no código pela Lei 11.334/06 e questionados em ação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: Congresso em Foco

Semtran informa sobre mudanças nos trechos das avenidas Campo Sales, Abunã e Carlos Gomes

De acordo com a Secretaria Municipal, o objetivo é de melhorar a mobilidade urbana da capital.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informou nesta terça-feira (22) comunicando que a avenida Campos Sales, no trecho entre as avenidas Abunã e Carlos Gomes, terá seu sentido de circulação alterado, tornando-se mão única sentido bairro-centro.

A mudança ocorre devido aos estudos de melhoria de tráfego, uma vez que a via se tornará via expressa e coletora de ônibus.

Já estão sendo feitas as alterações da sinalização da via, bem como, campanha informativa aos condutores, moradores da região e populares no trecho citado. Além disso os agentes de trânsito ficarão no local orientando os motoristas quanto à mudança.

A mudança definitiva ocorrerá no dia 26 de setembro, sendo que os agentes de trânsito deverão permanecer após a alteração para orientar os condutores.

A Prefeitura de Porto Velho informou ainda que, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da capital, algumas mudanças nas vias já foram feitas, como a Rua Euclides da Cunha, no trecho entre Av. Sete de Setembro e Rua João Alfredo, onde recentemente houve adequação para sentido duplo de circulação, de modo permitir a trafegabilidade de veículos pesados que precisam acessar o Terminal Hidroviário, e no trecho entre Rua João Alfredo e Rua Jaci – Paraná, adequou-se para sentido único de circulação, a fim de ampliar a área de tráfego de ônibus.

Houve mudança também na Rua José Bonifácio, que se tornou mão única, sentido centro-bairro, no trecho entre Av. Dom Pedro II e Rua José do Patrocínio.

Além disso haverá mudanças na Av. Amazonas. O trecho entre a Av. Brasília até Av. Nações Unidas, que possui sentido duplo de circulação, se tornará mão única, sentido centro-bairro. Contudo, sem data definida ainda.

Fonte: Semtran

Estrada do Belmont tem primeiro quilômetro concluído de pavimentação

No total, serão cinco quilômetros asfaltados pelo Governo do Estado.

O asfaltamento da estrada do Belmont vai impulsionar a exportação e garantir melhorias na qualidade de vida de seus usuários, principalmente, de caminhões carregados. Uma das estradas de maior importância econômica para Rondônia está recebendo pela primeira vez os trabalhos de pavimentação asfáltica e, na quarta-feira (16), o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), finalizou o primeiro quilômetro de asfalto com qualidade e técnica na execução.

Os trabalhos estão sendo fiscalizados constantemente pelo DER

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, esteve nesta semana conferindo in loco os trabalhos executados pelas equipes da Usina de Asfalto e da 13ª Residência Regional em Porto Velho. “Esse primeiro quilômetro finalizado é motivo de comemoração de quem está à frente deste trabalho árduo, como também para os moradores do entorno, que todos os anos sofriam com poeira em suas residências.

Responsável pela estrada do Belmont, a obra está sendo executada por meio de um termo de cooperação assinado com a Prefeitura de Porto Velho, utilizando recurso, equipamentos, equipe técnica e mão de obra, próprios do Governo do Estado.

Os trabalhos contam também com o apoio do Exército Brasileiro na disponibilização de equipamentos para intensificar as ações, além dos testes e estudos de qualidade do asfalto, que estão sendo realizados antes da aplicação nos laboratórios de solos e de asfalto do Exército Brasileiro, como também da autarquia.

Fonte: Secom-RO

Detran-RO promove treinamento prático de direção para servidores

Curso Prático de Direção Defensiva será desenvolvido durante o mês de setembro, como ação educativa voltada à Semana Nacional de Trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), estará apresentando aos diretores na próxima quarta-feira (9) o projeto de Treinamento Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia. O evento será realizado no auditório da sede administrativa do órgão a partir das 7h30 e também como forma de comemorar a ‘Semana Nacional de Trânsito’ que acontece anualmente no período de 18 a 25 de setembro em todo o país.

O curso Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia foi elaborado pela Divisão de Campanhas Educativas da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e será desenvolvido durante o mês de setembro como ação educativa voltada.

De acordo com o departamento de trânsito, o curso será ministrado pelo agente de trânsito, Isac Barbosa, servidor de carreira do órgão, lotado na Divisão de Campanhas Educativas da Dtet, além de ser instrutor especializado em diversas áreas, é especialista em trânsito.

A duração será de oito horas, sendo divididas em duas partes, a primeira, composta da aula teórica e a segunda de aula prática, cumprindo com a Resolução n. 789/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo oferecido inicialmente para 10 servidores, respeitando o Decreto n° 25.348 de 31 agosto de 2020.

Nesse contexto, a participação do servidor do Detran Rondônia em treinamento prático especializado em direção defensiva, tem por objetivo atualizar e melhorar a habilidade do motorista ao conduzir o veículo, prevenindo os acidentes no trânsito, promover a direção segura, bem como ensinar técnicas de reação, prevenção e conhecimento do veículo que conduz.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito para trabalhar a conscientização de todas as pessoas para um trânsito mais seguro, e o Detran Rondônia irá aproveitar esse momento para capacitar os servidores com técnicas atualizadas e eficientes de direção defensiva.

REDUÇÃO DE ACIDENTES E MORTES NO TRÂNSITO

O Detran Rondônia registrou 378 mortes provocadas por acidentes de trânsito em 2019, contra 394 em 2018, uma redução de 4,06%. Dos 378 óbitos, 189 são condutores de motocicletas o que representa 50% das mortes ocorridas no trânsito em Rondônia no ano passado.

O número total de acidentes também registrou redução, caindo de 14.176 em 2018 para 13.702 em 2019, em todo o Estado de Rondônia. Dos 13.702 acidentes de trânsito ocorridos no ano passado, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta, o que representa 63,77% dos acidentes ocorridos no Estado.

Fonte: Detran

PRF informa restrições para veículos pesados durante feriado da Independência em RO

De acordo com a polícia, segue a Lista com horários de limitações para veículos (veja abaixo)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, a partir de sexta-feira (3), haverá restrições no tráfego de veículos pesados nas rodovias federais de Rondônia. Com isso, a circulação de veículos de carga fica proibida em determinados horários durante o Feriadão da Independência.

O tráfego será restrito a veículos que tenham :

  • 2,6 metros de largura
  • 4,4 metros de altura
  • 19,8 metros de comprimento
  • 57 toneladas de PBTC

De acordo com a polícia, a restrição desses veículos nas estradas visa melhorar a segurança de motoristas e passageiros que vão viajar durante o feriadão.

Nesta quinta-feira (3), a PRF divulgou a lista de horários com limitações.

  • Sexta, 04/09: proibido circulação de veículos pesados entre 16h e 22h
  • Sábado, 05/09: restrição de 6h às 12h
  • Segunda, 07/09: restrição de 16h às 22h

As rodovias federais de Rondônia que terão restrições são: BR-364, BR-319, BR-435, BR-174, BR-429, BR-421 e BR 425.

No domingo não haverá limitação no tráfego de veículos de carga, informou a PRF.

Fonte: G1/RO

Programa Gestão na Estrada garante melhor trafegabilidade e segurança nas estradas em RO

São 600 quilômetros de estradas pavimentadas que já foram recuperadas pelo DER, com asfalto de qualidade e técnica na execução.

Com objetivo de fazer uma análise do cronograma das obras, o diretor-geral do DER, Elias Rezende, estabeleceu o programa Gestão na Estrada, acompanhado de sua equipe técnica que já percorreu todas as rodovias do Estado e convocou as 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto da autarquia para uma frente de trabalho voltada à eficiência.

O DER tem executado o plano de recuperação rodoviário, beneficiando todo o Estado com mais de 6.000 km de rodovias entre: pavimentação, restauração de rodovias pavimentadas, recuperação de rodovias primárias, recuperação de pontes e pontilhões em madeiras, instalação de tubos corrugados metálicos, sinalização de rodovias e limpeza de lateral das rodovias, tudo isso com investimento próprio e execução direta, gerando economia e celeridade.

Após fazer uma detalhada explanação sobre a necessidade de rapidez na execução dos serviços, o gestor da pasta solicitou de cada chefe de Residência e gerência de Usina Asfáltica um relatório com todas as rodovias de sua jurisdição já beneficiadas e, as que ainda apresentam buracos e outras falhas, para que as ações sejam realizadas dentro do cronograma traçado pela diretoria, atendendo as determinações do Governo Estadual.

O plano traçado prioriza todas as rodovias que apresentam maior número de buracos para que o tráfego de veículos flua com qualidade e segurança aos seus usuários, especialmente nas regiões onde os danos acontecem frequentemente. O diretor-geral do DER, frisa que cada residente e cada coordenador tem a obrigação de acompanhar e fiscalizar as obras e exigir, além de qualidade, um trabalho contínuo com as equipes empregadas para execução das obras, com uma jornada de trabalho nos dois turnos e, caso seja necessário, fazer horas extras para que avancem com maior rapidez.

Rezende explica que os serviços de manutenção contemplam todas as regiões de Rondônia com a utilização dos recursos próprios do Estado, destacando que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento é um compromisso do governador, coronel Marcos Rocha, e de todos que fazem parte dos trabalhos de avanços da infraestrutura.

Os resultados já refletem na rotina dos que trafegam pelas rodovias atendidas nos últimos dois meses, como nos 600 quilômetros de estradas pavimentadas recuperadas pelo DER com asfalto de qualidade e técnica na execução.

Fonte: DER

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