26.9 C
Porto Velho
domingo, março 23, 2025
HomeBrasilTrump se une novamente ao Rumble em nova ação contra Moraes nos...

Trump se une novamente ao Rumble em nova ação contra Moraes nos EUA

Date:

Related stories

A hipocrisia de Gleisi ao falar sobre os juros altos e o ‘empréstimo do Lula’ (veja o vídeo)

Hipocrisia ao extremo. Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para...

Girão acusa STF de manobra política para cassar deputada indigena

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou, em pronunciamento em...

O bode expiatório do sistema já foi escolhido e sangra

Há gosto de sangue na água e tubarões de...

Oportunidade: DPE-RO amplia inscrições até 3 de abril para concurso

As inscrições para o concurso da Defensoria Pública do...

Truth Social, rede social criada por Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble entraram com um pedido de liminar na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

As empresas argumentam que as ordens emitidas por Moraes violam a soberania dos Estados Unidos, além de desrespeitarem a Constituição e as leis americanas. No pedido, também alegam que o ministro ameaçou processar criminalmente o CEO do Rumble, Chris Pavlovski.

O pedido de liminar ocorre após Moraes determinar, na última sexta-feira (21), a suspensão do Rumble no Brasil por tempo indeterminado. A decisão foi tomada porque a plataforma não atendeu às exigências judiciais e deixou de pagar multas estabelecidas pelo STF. Antes disso, o ministro já havia ordenado que a empresa indicasse um representante legal no país, conforme definido pelo tribunal para todas as plataformas estrangeiras que atuam no Brasil.

Segundo Moraes, a plataforma descumpriu repetidamente ordens judiciais e tentou evitar a aplicação das leis brasileiras. O ministro ainda criticou Pavlovski, afirmando que ele “confunde liberdade de expressão com uma inexistente liberdade de agressão” e que deliberadamente equipara censura à proibição do discurso de ódio e da incitação a atos antidemocráticos.

Além de exigir um representante legal no Brasil, Moraes determinou o bloqueio do canal do jornalista Allan dos Santos, a interrupção dos repasses financeiros ao influenciador e o impedimento de novos perfis dele na plataforma. Outras redes sociais, como YouTube, Facebook, Twitter e Instagram, seguiram as ordens do STF e também bloquearam as contas do jornalista, que teve a prisão preventiva decretada em 2021 e segue foragido.

Rumble foi retirado do ar no Brasil em dezembro de 2023 por discordar das exigências da Justiça, mas voltou a operar em fevereiro de 2024. Agora, ao lado da Trump Media, a empresa recorre à Justiça americana, alegando que Moraes ultrapassou os limites de sua jurisdição ao tentar impor suas decisões a uma plataforma estrangeira.

Fonte: jco

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here