31 C
Porto Velho
sábado, dezembro 13, 2025
HomeRondôniaPrimeira reunião de 2025 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural discute políticas...

Primeira reunião de 2025 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural discute políticas públicas para o setor produtivo rural

Date:

Notícias relacionadas

A inesperada avaliação de Flávio sobre recuo de Trump

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) avaliou que a retirada...

Em reviravolta, advogado de Trump mostra o que poucos perceberam sobre “recuo”

O advogado Martin De Luca, que representa empresas de...

Deputado Luizinho Goebel destaca reconhecimento nacional da ALERO com projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO) conquistou reconhecimento nacional...

Encontro reuniu autoridades e os 34 conselheiros do CMDR

Na manhã desta sexta-feira (31), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) realizou sua primeira reunião de 2025, na sede da Faperon. O encontro contou com a presença do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Rodrigo Ribeiro, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, e Hélio Dias, presidente do Sistema Faperon/Senar-RO, e demais autoridades.

O objetivo principal foi discutir políticas públicas voltadas ao setor produtivo rural e apresentar o Plano de Trabalho Anual da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric). O evento também reuniu os 34 conselheiros que integram o CMDR, proporcionando um espaço para debates e alinhamento de estratégias que fortalecem o setor rural no município.

DESTAQUES

Durante o evento, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância de devolver a autoestima ao produtor rural. “Um produtor rural alegre e satisfeito é a certeza de uma boa colheita. Precisamos trabalhar para recuperar a confiança deles. A partir das demandas apresentadas, conseguiremos alcançar o sucesso necessário. Temos muito a fazer e, com a colaboração de todos, podemos encontrar soluções e estabelecer prioridades. Entre nossas ações previstas estão o programa Porteira Adentro, o transporte fluvial da produção e o transporte de calcário, já incluídos no nosso cronograma de atividades”.

O prefeito lembrou que entre as ações previstas estão o programa Porteira Adentro, o transporte fluvial da produção e o transporte de calcário
O prefeito lembrou que entre as ações previstas estão o programa Porteira Adentro, o transporte fluvial da produção e o transporte de calcário – Foto: Jean Carla Costa/ Wesley Pontes

O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, enfatizou a relevância das parcerias com instituições como a Emater, a Embrapa e associações de produtores. “Hoje demos um passo importante. As parcerias que temos desenvolvido buscam fortalecer e apoiar o pequeno agricultor. Sabemos que os desafios são grandes, mas estamos dedicados em atender às crescentes demandas”.

Luciano Brandão ressaltou o papel das 34 representações do conselho. “O fortalecimento dos pequenos produtores é essencial, afinal, 80% dos alimentos
consumidos na cidade provem deles. A Emater está preparada para atender, tanto os agricultores quanto as associações, oferecendo suporte técnico e estratégico”.

Já Hélio Dias pontuou a importância do crédito rural e da união entre agricultores. “Com linhas de crédito acessíveis e a união entre sindicatos e agricultores, temos tudo para crescer de forma estruturada e com decência. A integração com a Semagric e a Emater é fundamental para alcançar esses objetivos”, declarou.

APRESENTAÇÕES E PLANO DE AÇÕES

O Plano norteia as ações, garantindo um futuro promissor para a agricultura familiar no município
O Plano norteia as ações, garantindo um futuro promissor para a agricultura familiar no município – Foto: Jean Carla Costa/ Wesley Pontes

Na ocasião, foram apresentados os programas e ações que compõem o plano de trabalho da Semagric para 2025. Conheça as iniciativas destacadas.

Bovinocultura Leiteira:

  • Diagnóstico da cadeia produtiva;
  • Implantação de unidades demonstrativas;
  • Assistência técnica ao produtor.

Recuperação de Áreas Degradadas e Sistemas Agroflorestais:

  • Transporte de calcário;
  • Programa de mecanização rural com quatro patrulhas;
  • Projetos de agroecologia e quintais produtivos.

Hortifruticultura e Agroindústria:

  • Cinturão Verde;
  • Projetos de hortas comunitárias e escolares;
  • Incentivo à inserção da produção local na merenda escolar;
  • Fomento à industrialização da mandiocultura.

Cooperativismo e Organização Produtiva:

  • Cadastro de associações e cooperativas;
  • Criação da Sala do Produtor;
  • Implantação de feiras livres em localidades rurais.

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO

Com um planejamento robusto e o engajamento das instituições parceiras, a Semagric e o CMDR reforçam o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável no campo, buscando ampliar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais de Porto Velho.

O Plano Municipal de Produção e Abastecimento, instituído pela Lei nº 2.225/2015, norteia essas ações, garantindo um futuro promissor para a agricultura familiar no município.

Texto: Jean Carla Costa

 

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here