30 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeDestaqueApós cobrança, Tribunal de Contas convoca Prefeitura e pede explicações sobre contrato...

Após cobrança, Tribunal de Contas convoca Prefeitura e pede explicações sobre contrato do lixo

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) informou na noite de quarta-feira (26), que convocou a gestão municipal de Porto Velho para prestar esclarecimentos sobre a contratação emergencial, atualmente em curso, para a concessão dos serviços de coleta e destinação final de resíduos sólidos da Capital.

A decisão acontece dias após questionamentos públicos sobre a ausência de manifestação da Corte. Sobre essa situação, o TCE disse que “não se baseia em especulações. Pelo contrário, sua atuação ocorre quando é externalizado o ato administrativo e, nele, há risco, relevância e materialidade. Dessa forma, o TCE pode agir de ofício”.

A reunião ocorreu, na tarde desta quarta-feira, na sede do TCE, e contou com a participação do Ministério Público de Contas (MPC). Participaram, pelo MPC, o procurador Ernesto Tavares Victoria, e pelo TCE, o secretário-geral de controle externo, Marcus Cézar Filho, e a equipe de auditoria do órgão.

Representando a prefeitura, estiveram presentes gestores e técnicos das áreas de serviços urbanos, licitações, planejamento, governança e controladoria.

Durante o encontro, o TCE reforçou a importância do acompanhamento técnico e transparente de cada etapa da contratação emergencial, garantindo que o processo, em andamento, ocorra dentro dos parâmetros legais e atenda ao interesse público.

O diálogo entre os órgãos de controle e a gestão municipal busca esclarecer dúvidas e coletar informações essenciais para a fiscalização da execução do contrato, que está sendo gestado no âmbito da administração pública municipal. Além disso, busca garantir que os serviços prestados sejam contínuos e eficientes para a população de Porto Velho.

Os gestores e técnicos da prefeitura apresentaram um panorama da situação e responderam aos questionamentos do TCE e do MPC sobre diversos aspectos do processo de concessão do serviço de coleta, reciclagem e destinação do lixo na Capital.

Também esclareceram questões, levantadas pelo Tribunal e Ministério Púbico de Contas, referentes a procedimentos específicos do serviço, como transporte dos resíduos, valores da contratação, equipamentos, infraestrutura e a capacidade técnica prestacional da eventual empresa a ser contratada.

COM TCE/RO

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here