Correio de Notícia

Correio de Notícia

25.2 C
Porto Velho
quarta-feira, abril 2, 2025
HomeJustiçaDefesa de Bolsonaro elogia o inesperado voto de um ministro

Defesa de Bolsonaro elogia o inesperado voto de um ministro

Date:

spot_img

Related stories

Congresso em Xeque: “O STF esmaga o Congresso!”

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que o Supremo...

Gonet se posiciona sobre pedido de prisão preventiva de Bolsonaro

Bastou o assunto ser divulgado pela imprensa, para que...

Juízes auxiliares deixam o gabinete de Moraes, inclusive o envolvido em vazamento

No início deste ano, pelos menos 3 juízes auxiliares...

O advogado Celso Vilardi, responsável pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), elogiou publicamente o voto do ministro Luiz Fux durante o julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo réus nesta quarta-feira (26).

O destaque da fala de Vilardi foi a concordância com a crítica de Fux à pena sugerida por Alexandre de Moraes no caso de outra acusada dos atos de 8 de janeiro, além da discordância sobre o enquadramento jurídico da suposta tentativa de golpe de Estado.

“O ministro Fux fez um posicionamento absolutamente correto, não só sobre a dosimetria, mas principalmente sobre a questão dos dois delitos que estão sendo imputados”, afirmou Vilardi, em entrevista a jornalistas após o julgamento.

Fux questionou a pena de 14 anos sugerida por Moraes a uma manifestante e criticou a interpretação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e de alguns ministros de que o crime de tentativa de golpe teria se consumado — o que, na visão da defesa, é um equívoco jurídico. Vilardi argumentou que, se o crime de golpe tivesse realmente sido consumado, a ordem constitucional teria sido de fato derrubada, o que não ocorreu.

Outro ponto de divergência levantado por Fux foi quanto à competência da Primeira Turma do STF para julgar o caso. Para ele, o julgamento deveria ocorrer no plenário, com os 11 ministros da Corte. Apesar disso, com o voto do próprio Fux, a maioria necessária foi alcançada, permitindo a abertura da ação penal.

A defesa de Bolsonaro indica que vai concentrar sua estratégia nessas brechas legais, especialmente no que diz respeito à caracterização dos crimes e à pena proposta nos demais processos relacionados.

Fonte: jco

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here