23 C
Porto Velho
domingo, dezembro 7, 2025
HomeBrasilRevelada a reação de Bolsonaro ao descobrir absurda resposta de Barroso à...

Revelada a reação de Bolsonaro ao descobrir absurda resposta de Barroso à imprensa internacional

Date:

Notícias relacionadas

A reação pública do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, contra críticas da revista britânica The Economist foi interpretada pelo entorno de Jair Bolsonaro como uma confirmação da eficácia da estratégia de levar o debate político nacional para o cenário internacional. Para a família do ex-presidente, enquanto críticas da imprensa brasileira foram frequentemente ignoradas, a repercussão internacional forçou o STF a sair de sua “zona de conforto”.

Dentro dessa narrativa, Bolsonaro e seus aliados consideram acertada a decisão do deputado Eduardo Bolsonaro de se licenciar da Câmara para permanecer nos Estados Unidos. A missão atribuída a ele tem sido amplificar no exterior a tese de que o ex-presidente estaria sofrendo perseguição política no Brasil. Eduardo mantém contatos com figuras influentes do Partido Republicano e também com representantes do governo norte-americano. A embaixada dos EUA, inclusive, emitiu um comunicado mencionando preocupações com a existência de “censura” no país.

Na Europa, o caso também ganhou atenção. A imprensa espanhola destacou o episódio em que o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a extradição de um narcotraficante espanhol, em retaliação à recusa do governo espanhol em extraditar o jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado por participação em tentativa de golpe e atualmente residindo em Madri.

A matéria da The Economist, com mais de 180 anos de tradição, classificou como excessiva a concentração de poder nas mãos de ministros do Supremo. A resposta de Barroso veio na forma de uma nota oficial, em que o magistrado argumenta que a publicação britânica ecoa mais o discurso de quem tentou desestabilizar a democracia do que a realidade do país.

 

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here