28 C
Porto Velho
sexta-feira, janeiro 30, 2026
HomeMundoRússia promete retaliação a ataques ucranianos "no momento adequado"

Rússia promete retaliação a ataques ucranianos “no momento adequado”

Date:

Notícias relacionadas

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado

Ano de 2025 termina com recorde de carteira assinada...

Presidente socialista da Colômbia faz declaração absurda sobre Jesus

Uma fala do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, provocou...

BR-364: Entrada de Cujubim se torna cenário de protestos pelo terceiro dia seguido

A BR-364 amanheceu fechada pelo terceiro dia consecutivo nesta...

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (5) que responderá aos recentes ataques da Ucrânia como e quando considerar adequado, intensificando a retórica em meio à escalada do conflito que já dura mais de dois anos. Moscou acusou formalmente o governo ucraniano de “terrorismo estatal” após uma série de ofensivas com drones e explosões em infraestrutura ferroviária russa.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, os ataques à Rússia, incluindo explosões em pontes ferroviárias no sul do país que deixaram sete mortos e ataques com drones a bases aéreas na Sibéria e no extremo norte, foram ordenados diretamente pela liderança ucraniana. “O presidente [Vladimir Putin] descreveu o regime de Kiev como terrorista, porque conscientemente deu a ordem para explodir um trem de passageiros. Isso nada mais é do que terrorismo em nível estatal”, disse Peskov, em coletiva com repórteres.

Apesar da gravidade das acusações, a Rússia ainda não apresentou provas de que o governo ucraniano foi o autor direto dos ataques, e Kiev não assumiu responsabilidade por nenhuma das ações.

Os ataques dentro do território russo e os bombardeios e ofensivas contínuas no campo de batalha por parte de Moscou contribuíram para a intensificação do conflito iniciado em fevereiro de 2022. O cenário também prejudica as perspectivas de negociações de paz, mesmo após as conversas preliminares realizadas entre os dois países na Turquia no mês passado.

Peskov confirmou ainda que o presidente Putin conversou com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e reiterou que Moscou considera necessária uma futura reunião entre os dois líderes, embora nenhum encontro presencial tenha sido agendado até o momento. Segundo ele, o tema das sanções internacionais à Rússia não foi discutido na conversa.

Apesar da retórica mais dura, Peskov afirmou que o presidente russo apoia a manutenção de contatos técnicos e diplomáticos com a Ucrânia, como sugerido pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, em reunião com Putin nesta quarta-feira (4).

Com os recentes ataques e o aumento da tensão, o conflito entre Rússia e Ucrânia entra em uma nova fase de incertezas, com a diplomacia em segundo plano e a retaliação como promessa.

Portal SGC

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here