27 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 12, 2025
HomeCapaGoverno de Rondônia mantém alerta sobre risco de sementes adulteradas para formação...

Governo de Rondônia mantém alerta sobre risco de sementes adulteradas para formação de pasto

Date:

Notícias relacionadas

Nikolas reage após convite de Flávio Bolsonaro

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou a fala de...

Hidrovias do Arco Norte consolidam-se como eixo estratégico para o agronegócio

Corredores hidroviários da Amazônia movimentaram quase 50 milhões de...

O governo de Rondônia reforça o alerta aos produtores rurais sobre os riscos da aquisição de sementes adulteradas, especialmente voltadas à formação de pastagens. O alerta ganhou força após a Justiça de Santa Catarina manter a condenação de um empresário catarinense por comercializar sementes de aveia com composição irregular.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) orienta que os produtores busquem orientação técnica antes de adquirir sementes, e que evitem comprar produtos fora dos canais regulamentados.

A adoção de sementes certificadas e com alto grau de pureza pode evitar prejuízos significativos na produtividade e nos investimentos feitos pelos pecuaristas.

De acordo com o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, a atuação contínua da Agência em estabelecimentos que comercializam produtos agrícolas tem sido fundamental para reduzir a presença de lotes com alto teor de impurezas no mercado. “Nosso trabalho tem sido incisivo. Recomendamos que os produtores priorizem lotes registrados no Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM), que garante maior segurança quanto à origem e qualidade do produto”, afirmou.

Fiscalização

Dados da Idaron revelam que, em 2021, o índice de reprovação em sementes fiscalizadas no estado chegou a até 80%. “Em determinados casos, de cada 100 quilos adquiridos, apenas 8 quilos apresentavam capacidade de germinação”, explicou o gerente de defesa vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira.

Segundo o gerente de defesa vegetal da Idaron, desde então, a intensificação das ações de fiscalização resultou em avanços expressivos. Em 2024, o índice de impurezas nos lotes fiscalizados caiu para 35%. “Observamos uma tendência de melhoria no setor. Os lotes irregulares — como presença de terra, sementes de outras espécies e ervas daninhas — estão sendo retirados gradualmente do mercado”, destacou.

da Secom/RO

Rondoniagora.com
CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here